Desde que o Flamengo contratou Jorge Jesus em 2019, os times brasileiros começaram a investir em treinadores portugueses. Uns deram certo, outros nem tanto. Mesmo assim, é algo que vem se tornando frequente no nosso futebol.
Dessa forma, de acordo com um levantamento no site “UOL Esporte”, vamos listar opções de treinadores lusos que estão sem clube neste momento e podem desembarcar no futebol brasileiro.
Dentre nomes badalados e menos midiáticos, confira lista de treinadores portugueses que seu time pode contratar de graça
Um dos nomes mais fortes foi o de Carlos Carvalhal. O ex-técnico do Al Wahda, dos Emirados Árabes, está livre no mercado desde a última segunda-feira (3), quando deixou o clube por problemas internos. Por aqui, foi especulado no Atlético-MG e no Flamengo, no início do ano.
Outro português que recentemente ficou sem emprego foi Bruno Lage. O comandante acabou demitido do Wolverhampton após uma temporada devido aos maus resultados. Em oito jogos na Premier League, conquistou apenas uma vitória.
Mais um que foi associado ao Flamengo, Pedro Martins está livre desde que saiu do Olympiacos, da Grécia, em agosto deste ano. Em seu trabalho, que durou cinco anos, conquistou quatro títulos à nível nacional.
Talvez o nome mais badalado da lista, André Villas-Boas não treina uma equipe desde 2021, quando deixou o Olympique de Marselha. O treinador português acumulou trabalhos no Porto, Chelsea e Tottenham. No Brasil, foi especulado no São Paulo.
Por outro lado, há outros profissionais com menos reputação, como Ricardo Soares, que passou pelo Gil Vicente e pelo Al Ahly, do Egito. Como também Pedro Caixinha, que está livre desde que saiu do Talleres, em setembro.
Por fim, o técnico Paulo Sousa, que deixou o Flamengo neste ano, ainda está à procura de uma nova equipe. O português acabou recusando uma oferta da seleção do Egito e no momento não há nenhuma especulação ao seu redor.