Faltando apenas uma rodada para o fim da primeira fase, a Série C do Brasileirão conheceu seus primeiros rebaixados e mais três classificados.
No sábado (6), o ABC venceu o São José-RS em partida eletrizante por 3×2, de virada, e se junta a Paysandu e Mirassol na segunda fase da competição. Já o Botafogo-SP bateu o Atlético Cearense, fora de casa, por 2×0, e também carimbou o passaporte. No domingo (7), o Volta Redonda venceu o Ferroviário-CE por 2×1 e se classificou; resultado também rebaixou o time cearense à Série D.
A outra equipe que acabou tendo a queda confirmada neste fim de semana também vem do Nordeste. O Campinense-PB ficou no empate em 1×1 com o Floresta-CE, fora de casa, e também não tem mais chances de permanecer na Série C do Brasileirão.
Confira quem ainda briga para se classificar e quem briga não cair na Série C do Campeonato Brasileiro
Sete equipes ainda disputam as três vagas para a segunda fase da competição: Figueirense (29), Botafogo-PB (28), Remo (26), Aparecidense (26), Vitória (26), Ypiranga (25) e São José (23).
Por outro lado, na parte de baixo da tabela, restam duas vagas em aberto com cinco equipes ainda com chances matemáticas de descenso: Altos (21), Confiança (20), Floresta (20), Atlético Cearense (19) e Brasil de Pelotas (17), são os times que ainda lutam para permanecer.
Por fim, confira os jogos da última rodada da primeira fase Série C. Todas as partidas acontecem no sábado (13), às 17h (horário de Brasília):
- Campinense x Volta Redonda
- Aparecidense x Botafogo-PB
- Vitória x Brasil de Pelotas
- Confiança x Atlético Cearense
- Ferroviário x Ypiranga
- Botafogo-SP x Remo
- Paysandu x Floresta
- Manaus x Mirassol
- São José x Altos
- Figueirense x ABC