Herói da conquista da Argentina na Copa do Mundo 2022, Lionel Messi é, sem dúvida nenhuma, um especialista em bater pênaltis. No entanto, Gonzalo Montiel, a quem coube a honra (e a pressão gigantesca) de cobrar e converter o pênalti que garantiu o título aos hermanos, é também um especialista e tanto na função. Em dez penalidades batidas na carreira, o argentino jamais errou. E as cobranças tem um detalhe com o DNA de um craque brasileiro: Ronaldinho Gaúcho. Entenda!
Mas o lateral-direito do Sevilla, da Espanha, e da seleção argentina, já bateu pênaltis por River Plater, seu clube de origem, além do Sevilla e da própria seleção argentina, obviamente.
Revelado pelo River, Montiel arrumou, quase por acaso, um problema crônico da equipe então treinada por Marcelo Gallardo. No fim de 2020, a equipe perdeu pênaltis sucessivos e, em 11 de dezembro, num jogo contra o Nacional, do Uruguai, pela Libertadores, o lateral-direito sentiu confiança, bateu um pênalti e abriu o caminho da vitória por 2 a 0.
“Como vínhamos nessa sequência adversa de pênaltis, entendo que o jogador com maior confiança pegue a bola e cobre. Em geral, são os jogadores que decidem. E com base no que estávamos passando, decidi que a alternativa era Montiel. Teve confiança e bateu muito bem. Montiel será o encarregado de bater pênaltis enquanto estiver em campo”, disse o técnico Marcelo Gallardo depois daquele jogo.
Desde então, são 10 pênaltis cobrados e nenhum erro. No período de instabilidade do River, erraram cobranças nomes do calibre de Julián Álvarez, outro destaque na Copa do Mundo, Nacho Fernández, agora ex-Atlético-MG, e Rafael Santos Borré, centroavante colombiano.
O “estilo” Ronaldinho fez a diferença para o argentino Montiel
Na Copa do Mundo, o lateral-direito Montiel já havia batido com convicção na disputa por pênaltis contra a Holanda, nas quartas de final. No gol do título, a confiança era tão grande que ele mal olhou para a bola na cobrança. E ela vai exatamente onde ele deseja, no canto direito de Lloris, que nada pode fazer para evitar o gol e o título da Argentina.
O estilo lembra muito o de Ronaldinho Gaúcho, mestre em dar passes ou finalizar sem olhar para a bola ou o gol. E não é por acaso. Nesse estilo, Montiel também já havia marcado pelo River Plate. Foi contra o Colón, numa vitória por 3 a 2 pelo Campeonato Argentino, em 2021.