Veja como Ronaldinho contribuiu com título da Argentina

Herói da conquista da Argentina na Copa do Mundo 2022, Lionel Messi é, sem dúvida nenhuma, um especialista em bater pênaltis. No entanto, Gonzalo Montiel, a quem coube a honra (e a pressão gigantesca) de cobrar e converter o pênalti que garantiu o título aos hermanos, é também um especialista e tanto na função. Em dez penalidades batidas na carreira, o argentino jamais errou. E as cobranças tem um detalhe com o DNA de um craque brasileiro: Ronaldinho Gaúcho. Entenda!

Mas o lateral-direito do Sevilla, da Espanha, e da seleção argentina, já bateu pênaltis por River Plater, seu clube de origem, além do Sevilla e da própria seleção argentina, obviamente.

Revelado pelo River, Montiel arrumou, quase por acaso, um problema crônico da equipe então treinada por Marcelo Gallardo. No fim de 2020, a equipe perdeu pênaltis sucessivos e, em 11 de dezembro, num jogo contra o Nacional, do Uruguai, pela Libertadores, o lateral-direito sentiu confiança, bateu um pênalti e abriu o caminho da vitória por 2 a 0.

“Como vínhamos nessa sequência adversa de pênaltis, entendo que o jogador com maior confiança pegue a bola e cobre. Em geral, são os jogadores que decidem. E com base no que estávamos passando, decidi que a alternativa era Montiel. Teve confiança e bateu muito bem. Montiel será o encarregado de bater pênaltis enquanto estiver em campo”, disse o técnico Marcelo Gallardo depois daquele jogo.

Desde então, são 10 pênaltis cobrados e nenhum erro. No período de instabilidade do River, erraram cobranças nomes do calibre de Julián Álvarez, outro destaque na Copa do Mundo, Nacho Fernández, agora ex-Atlético-MG, e Rafael Santos Borré, centroavante colombiano.

O “estilo” Ronaldinho fez a diferença para o argentino Montiel

Na Copa do Mundo, o lateral-direito Montiel já havia batido com convicção na disputa por pênaltis contra a Holanda, nas quartas de final. No gol do título, a confiança era tão grande que ele mal olhou para a bola na cobrança. E ela vai exatamente onde ele deseja, no canto direito de Lloris, que nada pode fazer para evitar o gol e o título da Argentina.

O estilo lembra muito o de Ronaldinho Gaúcho, mestre em dar passes ou finalizar sem olhar para a bola ou o gol. E não é por acaso. Nesse estilo, Montiel também já havia marcado pelo River Plate. Foi contra o Colón, numa vitória por 3 a 2 pelo Campeonato Argentino, em 2021.