Com o fim da temporada se aproximando, apenas a Série A do Campeonato Brasileiro ainda tem duas rodadas a serem disputadas em 2022. As demais divisões nacionais já chegaram ao fim e, com isso, estão definidas também as equipes que farão parte das três principais divisões do futebol brasileiro – a Série D ainda depende dos resultados dos campeonatos estaduais para definir todas as equipes participantes.
A Série C, por exemplo, foi totalmente definida no último fim de semana com a confirmação do rebaixamento do CSA, que perdeu por 3 a 2 para o Cruzeiro, no Mineirão, na última rodada da Série B. Só uma vitória poderia fazer a equipe alagoana escapar da degola. Com isso, já estão definidos os 20 participantes da Terceirona 2023, que terá início em 22 de abril e término previsto para 12 de novembro.
A Terceirona deve permanecer com o mesmo formato de disputa desta temporada. Com a primeira fase em turno único, todos os 20 times se enfrentam em 19 rodadas. Alguns clubes jogam dez partidas em casa, enquanto outros fazem nove jogos em seus domínios.
As quatro equipes que somarem menos pontos são rebaixadas e as oito melhores posicionadas avançam para o quadrangular. A segunda fase conta turno e returno. As equipes classificadas são divididas em dois grupos, cada um com quatro times, jogando seis partidas. Os dois clubes que somarem mais pontos em cada grupo garantem o acesso e a vaga na grande decisão, que será disputada em dois jogos.
Os 20 clubes participantes da Série C 2023:
Garantiram o acesso da Série D: América-RN (campeão); Pouso Alegre (vice-campeão); Amazonas; E São Bernardo.
Rebaixados da Série B: Náutico (20º colocado); Operário-PR (19º colocado); Brusque (18º colocado); e CSA (17º colocado).
Times que permaneceram na Série C: Altos; Aparecidense; Botafogo-PB; Confiança; Figueirense; Floresta; Manaus; Paysandu; Remo; São José-RS; Ypiranga-RS; e Volta Redonda.