Com o término da Série B e o acesso (suado) à elite do futebol brasileiro, o Vasco iniciou imediatamente o planejamento da temporada 2023. Uma das primeiras medidas da diretoria vascaína, agora já sob o comando da 777 Partners, dona da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do cruzmaltino, foi o desligamento do técnico Jorginho. Alguns nomes já estão praticamente certos, como o do volante Junior Urso. Outras a negociação ainda está em andamento, como é o caso do zagueiro Pedro Henrique, do Athletico-PR.
O Vasco demonstrou interesse no jogador de 27 anos e monitora a situação para fazer uma investida ao término do Campeonato Brasileiro no próximo domingo, 13 de novembro. Especula-se que o Furacão aceitaria uma negociação e, inicialmente, coloca o preço de 4 milhões de euros (R$ 21,6 milhões, na cotação atual). Titular do time paranaense, o defensor tem contrato até o fim de 2024.
A diretoria atleticana pretende trazer dois zagueiros para 2023, além de uma provável volta de Zé Ivaldo. Atualmente, o elenco conta com Thiago Heleno, Matheus Felipe e Nico Hernández. O futuro, contudo, passa pela partida de domingo, na Arena da Baixada. O Furacão é o 6º colocado e enfrenta o Botafogo, em casa, por uma vaga na Libetradores. Caso não consiga, o planejamento muda.
Saiba mais sobre o zagueiro Pedro Henrique, alvo do Vasco
Pedro Henrique foi comprado pelo Furacão junto ao Corinthians em julho de 2020. O time paranaense pagou 1 milhão de euros (R$ 6,1 milhões, na época). Ao todo, são 156 jogos com a camisa rubro-negra entre 2019 e 2022. Ele conquistou a J.League/Conmebol (2019) e a Sul-Americana (2021) pelo Athletico.
Vale lembrar que Pedro Henrique teve um episódio recente em que estragou o maior sonho do Athletico. Ele foi expulso no final do primeiro tempo da final da Libertadores. Logo em seguida, Gabigol marcou o gol do título do Flamengo. Antes disso, o zagueiro vinha de falhas sequenciais diante de Bragantino e Palmeiras.