O Brasil agora conta com o Movimento pela Integridade no Futebol, iniciativa em parceria entre Atlético-MG, Athletico-PR, São Paulo e Vasco da Gama, lançada no último sábado (25). O grupo irá se dedicar à difusão das práticas de Compliance no futebol brasileiro.
O movimento foi constituído pelos clubes que contam ativamente com profissionais da área no país, e buscam o aprimoramento de gestão por meio de governança, transparência, sustentabilidade, ESG, ética, integridade, inclusão e diversidade.
A ação é inédita no futebol brasileiro e também tem como intuito estimular o crescimento do compliance ao redor do país, criando cartilhas e documentos que possam servir de base para novos projetos em outros clubes.
“O objetivo é fortalecer a integridade nos clubes e no futebol como um todo”, explicou o Compliance Officer do Atlético-MG, Fernando Monfardini.
“O Movimento traz visibilidade ao Compliance no futebol, como uma ferramenta para promoção da integridade e do respeito, além auxiliar a tomada de decisões conscientes pela alta gestão dos clubes. É, ainda, uma forma de fomentarmos a ideia de que o futebol é um agente de transformação da sociedade e tem todos os clubes podem contribuir neste cenário”, explica Clarissa Arteiro, Coordenadora de Compliance do Vasco.
Movimento pela Integridade no Futebol terá reuniões cíclicas nas cidades-sede dos fundadores
A fundação e a primeira reunião do Movimento pela Integridade no Futebol aconteceram no último sábado (25), no estádio do Morumbi, do São Paulo. Além de Monfardini, participaram Roberto Armelin, diretor Jurídico e Compliance Officer do São Paulo; Clarissa Arteiro, coordenadora de Compliance do Vasco; Marla Georgia Palma, Compliance officer do Athletico; e Julia Serra de Godoy, representante do Comitê Brasileiro de Clubes.
As reuniões acontecerão de forma cíclica nas cidades-sede dos fundadores do Movimento pela Integridade no Futebol. O próximo encontro está marcado para Curitiba, capital do Paraná.