Na última quarta-feira (8), o América-MG foi recebeu o Coritiba na Arena Independência, e de maneira decepcionante, foi derrotado em 3 a 0. Em casa, o Coelho foi definitivamente rebaixado para a Segunda Divisão, confirmando sua saída da Série A com cinco rodadas de antecedência. Com os resultados insuficientes, a diretoria tomou um importante decisão nos bastidores.
Na manhã desta quinta-feira (9), o América-MG confirmou a demissão do técnico Fabián Bustos, deixando a equipe mineira com a pior marca possível. Para completar os desafios, o América se prepara para encarar o Vasco da Gama pela 34ª rodada, e será comandado pelo auxiliar da comissão permanente, Diogo Giacomini. A mudança do treinador foi apenas o começo.
Além do argentino, a diretoria decidiu garantir a saída de mais três profissionais contratados: o auxiliar Edgardo Adinolfi, o preparador físico Marcos Connena e o analista de desempenho Jonathan Adrián. Em suas redes sociais, o América confirmou as demissões mas agradeceu os serviços prestados pelos profissionais até o momento. O Coelho é o lanterna da competição, dono de 21 pontos.
Queda do América alerta SAFs da Série A
O técnico foi contratado pelo América-MG, com o intuito de preencher a vaga deixada por Vagner Mancini. Quando Bustos chegou ao Coelho, a equipe já estava na lanterna do Campeonato Brasileiro, acumulando dez pontos. Em 18 desafios com o time, dois deles pela Copa Sul-Americana, o treinador completou duas vitórias, cinco empates e 11 derrotas, com um aproveitamento de 20%.
A situação do América é ainda mais decepcionante, considerando que foi a primeira Sociedade Anônima do Futebol rebaixada no Campeonato Brasileiro. Vale ressaltar que o torneio conta com oito SAFs: Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá e Vasco. Contudo, somente o Galo e o Fogão não temem mais o rebaixamento.