A Fifa retirou o Mundial Sub-20 da Indonésia a menos de dois meses da realização do torneio e ainda não definiu uma nova sede. De acordo com a entidade, o país não está preparado para receber a competição.
A Indonésia foi palco de uma das maiores tragédias da história do futebol. Em outubro de 2022, torcedores invadiram o gramado do estádio Karnjurhan e 125 pessoas acabaram mortas durante a confusão com a polícia.
Fator diplomático
Além da falta de estrutura para receber o Mundial, o fator diplomático pesou na decisão da Fifa de retirar o torneio da Indonésia. Algumas autoridades se mostraram contra a ida da seleção de Israel para o país asiático.
A Indonésia não possui relações diplomáticas com Israel, que faz parte da Uefa na esfera do futebol. Também houve protestos no país pedindo que a seleção israelense não integre as 24 seleções que participarão do torneio.
O presidente da Indonésia, Joko Widodo, falou publicamente sobre o tema na última terça-feira (28). De acordo com ele, a participação de Israel no torneio não altera sua política externa e aproveitou o momento para ressaltar que futebol e política não deveriam se misturar.