A CBF fez uma proposta para o técnico Arthur Elias, do Corinthians, assumir o comando da seleção brasileira. O treinador está no Timão desde 2016, quando a modalidade feminina foi retomada.
A entidade entende que Arthur Elias é o melhor nome para substituir a sueca Pia Sundhage.
Arthur Elias na seleção feminina?
Após a eliminação precoce na fase de grupos da Copa do Mundo Feminina 2023, disputada na Austrália e Nova Zelândia, a CBF fez uma reavaliação do trabalho de Pia. A técnica foi muito criticada por suas escolhas no Mundial.
Além disso, a entidade está promovendo uma reestruturação na gestão da seleção feminina. A coordenadora de seleções, Ana Lorena Marche, a supervisora Mayara Bordin, o técnico da Seleção Sub-20, Jonas Urias, e a auxiliar dele, Bia Vaz saíram dos respectivos cargos.
Pia tem contrato com a CBF até o fim dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, mas a entidade já considera uma troca no comando. Com isso, Arthur Elias é o favorito para assumir e pode deixar o Corinthians ainda nesta semana.
Logo após a queda do Brasil no Mundial, o treinador foi perguntado se tinha interesse em assumir a seleção. Arthur disse que se sente preparado para o trabalho, mas que não falaria mais sobre o assunto em respeito a atual treinadora.
“Claro que sim (estou preparado). Mas acho que não é o momento, a Seleção está com a Pia ainda, vem de um resultado ruim. Não é momento de eu ficar falando sobre Seleção Brasileira. Mas, respondendo diretamente a pergunta, sim”, declarou.
Sob o comando de Arthur Elias, o Corinthians dominou o futebol feminino brasileiro e sul-americano nos últimos anos. Desde que o técnico assumiu o cargo, o Timão venceu 14 títulos: quatro Brasileirões (2018, 2020, 2021 e 2022), três Libertadores (2017, 2019 e 2021), três Paulistas (2019, 2020 e 2021), duas Supercopas do Brasil (2022 e 2023), uma Copa do Brasil (2016) e uma Copa Paulista (2022).