O Brasileirão pode sofrer uma grande alteração em seu regulamento para 2023. Os clubes das Séries A e B vão discutir a redução do número de rebaixados no congresso técnico que acontece nesta terça-feira (14). A informação é do “UOL Esporte”.
Dessa forma, a proposta a ser debatida é a diminuição de 4 para 3 times que caem e sobem entre as principais divisões nacionais. Essa alteração também pode afetar as séries C e D. O principal argumento das equipes é a estabilidade de divisão.
Outra pauta que entrou em jogo, mas logo foi descartada era a introdução de playoffs entre o 17º colocado da Série A e o 4º da Série B, nos moldes do Campeonato Alemão. Entretanto, o temor de um aumento dos episódios de violência fizeram com que a ideia sequer saísse do papel.
Forte Futebol e Libra tem a mesma opinião
Tanto a Forte Futebol, como a Libra, que são Ligas formadas pelos clubes para organizar o Campeonato Brasileiro, estão de acordo com a redução do número de rebaixados. A pauta está na proposta feita por investidores aos dois grupos, ou seja, a maioria dos clubes já se posiciona como a favor de uma mudança.
Sendo assim, resta apenas a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), entidade que organiza as ligas do futebol brasileiro, tomar um posicionamento em relação a essa possível diminuição. A ideia é que a federação decida também durante o congresso.
Por fim, como dito anteriormente, serão quatro dias de “reuniões” entre a CBF e os clubes. Nesta terça, ocorre o congresso da Série A, na quarta, o da Série B, na quinta, o da Série C e na sexta-feira, o da Série D.