Apesar de a Conmebol estar mais rigorosa com casos de racismo em suas competições, o Universitario-PER não deve ser eliminado da Copa Sul-Americana. O clube se envolveu em atos racistas na partida contra o Corinthians na última terça-feira (11).
Sebastian Avelino Vargas, preparador físico do clube, foi preso em flagrante pela Polícia Civil de São Paulo por supostamente ter praticado gestos racistas contra a torcida alvinegra.
Racismo na Copa Sul-Americana
Mesmo com a mudança no Código Disciplinar da Conmebol, especialistas em direito dizem que o Universitario só seria eliminado da competição em caso de reincidência no mesmo crime. O episódio com o preparador físico foi o primeiro do clube.
Caso seja comprovado que o preparador físico praticou atos racistas, o profissional pode ficar até quatro meses suspensos de atividades ligadas ao futebol. Além disso, o Universitario pode receber multa de 100 mil dólares (R$ 482 mil).
O novo Código da Conmebol prevê que clubes que praticarem atos discriminatórios de qualquer natureza (racismo, homofobia, xenofobia, etc.), seja por meio dos profissionais ou da própria torcida, podem ser punidos com multa, jogos com portões fechados, perda de mando de campo e até eliminação da competição.
O caso no jogo entre Corinthians e Universitario aconteceu no final da partida. Sebastian foi levado por dois policiais após as autoridades perceberem uma confusão entre os torcedores do Timão na arquibancada. O tumulto teria começado após o preparador físico ter imitado “gestos de macaco” para a torcida.
Sebastian foi conduzido à delegacia, junto de alguns torcedores do Corinthians que foram na condição de testemunhas. Ele nega que tenha praticado tais atos, explicando que estava carregando cones de treino no momento, além de ter se irritado com torcedores que cuspiram nele.
O profissional está preso preventivamente enquanto aguarda decisão da audiência de custódia para verificar se permanece ou não na cadeia. A partida de volta entre Corinthians e Universitario pelos playoffs da Copa Sul-Americana acontecerá na próxima terça-feira (18), no Peru.