Você sabia que um time do México já foi campeão da Copa Sul-Americano? Os clubes mexicanos participaram da competição entre os anos de 2005 e 2008, antes de se concentrarem exclusivamente na Copa Libertadores. Durante esse período, eles alcançaram a semifinal em todas as edições do torneio.
O título mexicano aconteceu em 2006: Com dois gols no segundo tempo, o Pachuca venceu o Colo Colo em Santiago, no Chile, por 2 a 1, de virada, no segundo jogo da final. O primeiro confronto terminou em um empate por 1 a 1.
Vale ressaltar que, em 2007, o Internacional, campeão da Copa Libertadores de 2006, conquistou a Recopa Sul-Americana ao derrotar o Pachuca. Também em 2007, o América do México chegou à final da Copa Sul-Americana, mas acabou perdendo para o Arsenal de Sarandí, da Argentina.
Outro destaque ocorreu em 2003, quando o Pumas também chegou à final do torneio, mas foi derrotado pelo Boca Juniors, em uma disputa decidida nos pênaltis. Além disso, em 2006, o Toluca e, em 2008, o Chivas Guadalajara, também representaram o México nas semifinais da Copa Sul-Americana.
Você sabia que o Náutico já jogou Libertadores? Saiba como foi a campanha
Você sabia que o Naútico já disputou uma Copa Libertadores? Em 1967, o Timbu se sagrou vice-campeão do Campeonato Brasileiro (chamado de Taça Brasil na época), e se classificou para o torneio sulamericano ao lado do campeão Palmeiras. O time pernambucano ficou no Grupo 5, ao lado do próprio Palmeiras e dos venezuelanos Deportivo Portugués e Deportivo Galicia.
No entanto, o Náutico não conseguiu a classificação para a próxima fase. Foram duas vitórias e dois empates, resultados que colocariam a equipe na segunda colocação do grupo, atrás apenas do Palmeiras. No entanto, o Timbu foi punido por conta de uma irregularidade. Na partida contra o Deportivo Portugués, a equipe brasileira fez uma segunda substituição, algo que não era permitido na época.
Desta forma, o time pernambucano perdeu pontos e deu a vaga para o Deportivo Portugués. O Palmeiras acabou chegando na finalíssima contra o Estudiantes de La Plata, mas foi derrotado para a equipe argentina que contava com o craque Carlos Bilardo.
Apesar da decepção na Libertadores, o ano de 1968 acabou sendo importante para o Náutico. No dia 21 de julho daquele ano, o Timbu comemorou o que muitos consideram a conquista mais importante da história do clube: o hexacampeonato pernambucano.