No próximo sábado, dia 22, durante a abertura da 22ª Edição do Festival de Inverno de Paranapiacaba, o campo de futebol do Clube União Lyra-Serrano, considerado o primeiro com medidas oficiais do Brasil e inaugurado em 1894 na vila inglesa de Paranapiacaba (SP), será entregue revitalizado.
Junto ao campo, também será inaugurado o Memorial Charles Miller, que contará a história do pai do futebol e a chegada desse esporte ao país, além da história da Vila Inglesa de Paranapiacaba e sua conexão com o que se tornou uma das maiores paixões nacionais. O campo passou por um processo de revitalização.
O evento de inauguração do campo será marcado por um jogo de futebol entre a Prefeitura de Santo André e membros do clube União Lyra-Serrano, juntamente com os moradores da Vila. Agora, o campo será novamente utilizado, mas com a arquibancada de madeira completamente restaurada, preservando os elementos originais conforme previsto no projeto.
A restauração, iniciada em fevereiro de 2021, foi financiada com recursos do PAC Cidades Históricas, no valor de R$ 3,9 milhões. Já o memorial Charles Miller, instalado em um imóvel da vila, contou com um investimento de R$ 20 mil.
A história do campo
No final do século 19, uma época em que o futebol era predominantemente associado à elite, os operários da São Paulo Railway – a primeira ferrovia do Estado – introduziram o esporte na vila. A maioria desses operários era de origem inglesa e apaixonada por futebol, tornando-se verdadeiros pioneiros desse esporte na região.
Segundo o historiador e monitor cultural Eduardo Pin, esses operários foram visionários ao conceberem a construção de um campo de futebol na planta da Vila Martin Smith, a parte mais baixa de Paranapiacaba.
Há registros que indicam a possibilidade de Charles Miller, considerado o pai do futebol, ter jogado no campo da vila. Nascido em 1874, Miller, um brasileiro de ascendência europeia, tinha uma forte ligação com Paranapiacaba. “Como ele era um funcionário da São Paulo Railway, é bastante provável que ele tenha passado pela vila e, por consequência, pelo campo de futebol”, observa Pin.
O campo foi predominantemente utilizado por um clube local que surgiu da convergência entre o futebol, a música e o cinema. Em 1903, o Serrano Futebol Athletic Club foi fundado, especialmente dedicado ao esporte.