O jogo entre a Bélgica e a Suécia, válido pelo grupo F de qualificação para o Euro24, não foi retomado após intervalo devido a um ataque terrorista que resultou na morte de dois adeptos suecos. A UEFA anunciou a decisão de confirmar o resultado parcial (1-1) como definitivo sem retomada de jogo nesta quinta-feira.
O ataque aconteceu em Bruxelas, na Bélgica, no dia 16 de outubro. Uma exigência conjunta das duas seleções frente ao ocorrido resultou na paralização do jogo. A seleção sueca, em particular, optou por não continuar a partida após tomar conhecimento do incidente.
O que decidiu a UEFA sobre o jogo Bélgica-Suécia?
Em sua decisão oficial, a UEFA comunicou o seguinte: “Em relação ao jogo entre Bélgica e Suécia, suspenso ao intervalo a pedido e por acordo de ambas as seleções, na sequência do ataque terrorista que custou a vida a dois adeptos suecos em Bruxelas, em 16 de outubro, o Comité Executivo da UEFA decidiu que o jogo está definitivamente suspenso e o resultado ao intervalo (1-1) foi confirmado como final”. O gol da seleção sueca foi anotado por Gyokeres, jogador que atualmente defende o Sporting.
Já o gol do time belga foi convertido pelo atacante Lukaku, através da marca de penalidade máxima. A Bélgica, que já havia garantido a sua vaga para o Euro 2024, permaneceu em primeiro lugar do grupo, após o empate confirmado pela UEFA. Contudo, a Suécia, ainda competindo por sua qualificação, amarga o revés da eliminação, agravada pela lamentável situação de terror que resultou na suspensão do duelo.