UEFA toma decisão e famoso clube espanhol está LIBERADO pra jogar torneio continental

Após intensa investigação, a UEFA anunciou recentemente que o time da La Liga, Osasuna, não será punido pelo escândalo de manipulação de jogos ocorrido há 10 anos atrás. Com isso, a equipe poderá participar da Liga de Conferência na próxima temporada, muito para o alívio dos jogadores e torcedores.

No mês passado, os inspetores da UEFA recomendaram que o Osasuna fosse expulso da Liga de Conferência da próxima temporada. O clube tinha se classificado para a competição após terminar em sétimo lugar na La Liga em 2022-23.

A argumentação da UEFA se baseava no ‘Caso Osasuna’, um escândalo de manipulação de jogos que remonta ao final da temporada 2013-14 da La Liga e levou à condenação em 2020 de vários ex-diretores do clube.

Mas nesta terça-feira, o Osasuna informou que, após um processo no Tribunal Arbitral do Esporte (CAS), a UEFA decidiu que o time de Pamplona pode competir na próxima temporada. Depois de levar o caso ao CAS, o Osasuna venceu por ‘Consent Award’, um processo de conciliação supervisionado pelo CAS entre as partes. Durante este processo, a UEFA aceitou os argumentos do Osasuna, de forma que o CAS não precisou realizar um caso adequado.

Qual será o próximo capítulo deste caso?

“Diante das novas evidências fornecidas pelo clube em defesa de sua participação na competição” disse uma declaração do Osasuna. “A UEFA concluiu que o Osasuna foi a vítima dos eventos que ocorreram quase uma década atrás e apreciou a iniciativa tomada pela instituição para esclarecê-los.” No entanto, a UEFA abriu um processo contra o Osasuna por levar a organização a tribunal fora do CAS. O clube afirmou que aceitará qualquer punição da UEFA e não vai recorrer.

Vale ressaltar que isso não afeta a participação do Osasuna na Liga da Conferência e eles estarão no sorteio para a rodada de playoffs em 7 de agosto. Esses jogos ocorrerão em 24 e 31 de agosto, antes do início da fase de grupos em 21 de setembro. Não houve comentários por parte da UEFA até o momento.