A UEFA realizou uma campanha para contratar novos árbitros para compor o quadro que se encontra com um déficit de 40.424 profissionais. Para isso, a entidade lancçou a “Be a referee (Seja um árbitro)”, para incentivar mais jovens a seguirem na profissão. Veja o que falou Roberto Rosetti, diretor de arbitragem da associação:
“Sem árbitro não podemos jogar, são um pilar importante. Não temos o suficiente para todas as partidas. Se a pirâmide seguir decrescendo, teremos um problema em alguns anos”, afirmou Roberto Rosetti, que ainda completou:
“Com o número de jogos aumentando, necessitamos de cerca de 277 mil árbitros no futebol europeu, mas faltam-nos quase 40 mil árbitros para termos o suficiente para a condução do jogo a nível de formação. É por isso que a UEFA decidiu investir num programa que apoia as federações nacionais no recrutamento e retenção de jovens árbitros”, completou.
A UEFA ainda apelou para uma campanha entre adolescentes, para se capacitarem e assim no futuro poder ter o quadro sempre renovado. “Que jovens de 13 a 18 anos cheguem a ser árbitros, é uma grande oportunidade par a continuar no mundo do futebol, progredir e alcançar níveis importantes. Temos que fazer algo”, disse Rosetti.
A campanha vem sendo feita neste início de temporada em diversos eventos da entidade e também será reforçada na abertura da Champions League. O objetivo é alcançar os jovens através das federações de cada país. Hoje o quadro é de 236.530 árbitros ativos, sendo necessário para cobrir todas as partidas um total de 276.954 profissionais habilitados para aplicar as regras do jogo.