UEFA bate o martelo e confirma sedes da Eurocopa 2028 e 2032

A candidatura de cinco países liderada pela FA, nas Ilhas Britânicas – incluindo Inglaterra, País de Gales, Escócia, Irlanda do Norte e República da Irlanda – sediará o torneio, confirmou a Uefa. A retirada da Turquia deixou a candidatura liderada por Wembley como a única candidata , com a escolha do anfitrião formalmente determinada numa reunião do comité executivo da UEFA ontem e depois confirmada publicamente em Nyon hoje.

Como o SunSport informou em julho, a Turquia reconheceu que a candidatura das Ilhas Britânicas estava a caminho da vitória quando pediu à Uefa que a deixasse co-sediar o torneio de 2032 com a Itália.

A Uefa confirmou que a Turquia e a Itália serão co-sediadoras do torneio de 2032. Figuras importantes da Uefa apoiaram-se nos turcos para se juntarem à candidatura italiana para o evento de 2032, em vez de permanecerem na disputa para 2028.

E isso significa que o Reino Unido e a Irlanda sediarão conjuntamente um torneio inteiro pela primeira vez – depois que os jogos agendados de Dublin no adiado Euro 2020 multinacional foram adiados às 11 horas devido a problemas da Covid. Wembley será um dos seis locais ingleses, ao lado do Villa Park, do St James’ Park, do Etihad, da nova casa em construção do Everton em Bramley Moore Dock e do Tottenham Hotspur Stadium.

O Estádio do Principado em Cardiff, o Estádio Aviva de Dublin, o Hampden Park em Glasgow e o Casement Park em Belfast – a antiga sede do desporto gaélico na Irlanda do Norte, que também está em reconstrução – garantirão que os jogos sejam disputados nos cinco países. Entende-se que Cardiff sediará a partida de abertura – com a final sendo disputada em Wembley.

Com a Uefa mantendo uma estrutura de torneio de 24 times, isso significa que 51 partidas serão disputadas. Um ponto de discórdia restante é o processo de qualificação para os países sede, com os regulamentos da Uefa permitindo apenas duas vagas garantidas.

Espera-se que todas as cinco nações entrem na competição de qualificação normal para ganhar o direito de participar, embora seja provável que haja duas vagas de “reserva” abertas para garantir que uma parte significativa dos cinco anfitriões esteja envolvida no torneio .