Na temporada de 2023, o Grêmio conquistou importantes resultados, batendo na trave na conquista do Campeonato Brasileiro. No torneio, a equipe encerrou a participação na segunda posição, atrás apenas do Palmeiras. Consequentemente, está classificado para a Copa Libertadores da América de 2024. Assim, passa a analisar as possibilidades para o elenco, desejando a continuidade.
O Grêmio ainda não realizou nenhuma contratação pensando no próximo no ano, no entanto, terá que se desdobrar para encontrar um substituto à altura de Luis Suárez, que se despediu da torcida ao final da temporada. Especulado no Inter de Miami, o atleta pode ter adiantado a sua saída para atuar ao lado de Messi, na MLS, dos Estados Unidos. A possibilidade já era evidente ao torcedor.
No entanto, o clube também definiu nomes que ficam para 2024. Entre as peças, estão: Galdino, atacante que foi comprado pelo Grêmio e possui acordo válido até 2026; Kannemann, zagueiro que renovou o acordo em agosto e segue até o final de 2025; além de Natã, defensor que renovou o contrato até final de 2026, garantindo um acordo mais longo.
Grêmio terá passo importante antes de buscar reforços
Além de Suárez, outros nomes podem deixar a equipe, como: Ferreira, que é sondado pelo São Paulo, Bruno Alves, dono de um acordo válido até o final de 2023 (ainda não acertou renovação), Gustavinho, que segue emprestado pelo América e não deve ter vínculo renovado, além de Bruno Uvini e Geromel, também com contratos válidos até o final da temporada de 2023.
Antes de focar em contratações, de buscar uma nova peça para preencher a vaga deixada por Suárez, a diretoria do Grêmio terá que resolver a renovação de contrato do técnico Renato Portaluppi. O atual treinador do clube possui acordo válido até o final de dezembro, e para dar continuidade ao seu trabalho em 2024, o profissional deseja uma importante valorização salarial.