Os terremotos que vitimaram dezenas de milhares de pessoas na Turquia e na Síria chocaram e comoveram o mundo. E como o futebol não costuma ficar alheio às questões da sociedade, torcedores do Trabzonspor, da Turquia, exibiram nesta quinta-feira (16) um mosaico gigante exaltando os socorristas que estão atuando nos resgates. A homenagem foi feita antes da partida contra o Basel, pela Conference League.
O mosaico mostra no centro um bombeiro com um bebê no colo ao lado de Proteo, um cão de resgate que morreu enquanto procurava por sobreviventes do terremoto. O cachorro era do México e foi enviado para a Turquia para ajudar nas buscas.
Após o duelo, vencido pelo clube turco por 1 a 0, os jogadores comemoraram após o apito final segurando uma bandeira da Turquia. Durante o confronto, torcedores de outras equipes também marcaram presença e demonstraram solidariedade pelo ocorrido.
Essa foi a primeira partida de uma equipe do país desde o terremoto, que paralisou o campeonato nacional. O Trabzonspor informou depois do jogo que todo o valor dos ingressos será destinado às operações de resgate no país.
Drama após terremoto
Em 6 de fevereiro, a Síria e a Turquia foram atingidas por um terremoto de magnitude 7,8. O evento derrubou diversos prédios e provocou mais de 41 mil mortes, sendo 38 mil na Turquia, segundo balanço internacional.
As buscas por sobreviventes nos escombros seguem ocorrendo nos países. Christian Atsu, ex-jogador do Chelsea e que atua pelo Hayauspor, é uma das pessoas que continuam desaparecidas.