Sempre bastante atuante e participativa, a torcida do Vasco tem o costume de se engajar para diversas causas à favor do Gigante da Colina. Com o advento das redes sociais, a força da torcida vascaína cresceu ainda mais. Um bom exemplo recente foi a mega-campanha voluntária de adesão ao programa sócio torcedor, que fez do Vasco um dos maiores clubes do mundo no quesito.
E enfrentar a ira da torcida do Vasco não é fácil. Prova disso é o comentarista de arbitragem do Grupo Globo, Sandro Meira Ricci, que foi muito criticado por torcedores do Vasco nas redes sociais por conta de comentários feitos durante a partida entre Brasil de Pelotas e Ponte Preta, pela Copa do Brasil, na noite de terça-feira (7).
Sandro relembrou um episódio de um suposto ataque preconceituoso envolvendo o técnico Hélio dos Anjos, técnico da Ponte Preta, e a torcida do Vasco na Série B de 2022.
“Não é a primeira vez que isso acontece com o Hélio dos Anjos, vou lembrar que no jogo contra o Vasco (em 2022) também ele foi vítima de racismo. Não é a primeira vez, realmente é revoltante a situação”, disse Sandro.
O fato citado por ele foi uma equivocada acusação do técnico que ocorreu na partida entre Vasco e Ponte Preta, em abril do ano passado, quando, em São Januário, a torcida do Vasco gritava “Huf, huf, huf” para o volante Yuri Lara – que na época atuava pelo Cruz-Maltino – e tinha o apelido de “pitbull” entre os torcedores. Contudo, o treinador entendeu os gritos como um ataque racista direcionado a ele, que estava na beira do gramado.
Sandro pediu desculpas pelo equívoco e Vasco também criticou o ex-árbitro
Ainda durante a transmissão, Sandro se desculpou pelo caso. Horas depois, ele participou do programa “Troca de Passes” e esclareceu novamente a polêmica envolvendo o mal entendido gerado naquela ocasião.
“No momento da transmissão, quando o Jotinha, narrador da partida, me chamou para comentar sobre o caso de racismo, eu fiz uma comparação com o que o Hélio dos Anjos achava que tinha vivido no jogo contra o Vasco, e que na verdade não aconteceu. Na verdade, o Hélio dos Anjos confundiu um grito da torcida para o jogador Yuri Lara, que era referente ao atleta, que a torcida apelidava como ‘pitbull’. Eles imitavam um cachorro quando ele roubava bolas, era um grito de incentivo que o técnico confundiu com um grito racista. Mas depois tudo ficou esclarecido. Então estou aqui para pedir desculpas, foi um comentário equivocado”, disse.
Após o caso na noite de ontem, o Vasco se manifestou nas redes sociais e também criticou o ex-árbitro.
“Tendo o Vasco sido citado erroneamente, hoje, na transmissão de Brasil de Pelotas x Ponte Preta no SporTV, por um suposto caso de racismo relacionado ao técnico Hélio dos Anjos em São Januário, no ano passado. O Vasco relembra que: Tal fato imputado erroneamente foi esclarecido ainda no campo de jogo, inclusive sendo citado na súmula da partida. O Vasco está na vanguarda de combate ao racismo no esporte e inclusive reafirmou seu compromisso com o manifesto ‘Próximos 100 Anos’ lançado no último mês. Não abrimos mão dos nossos valores e repudiamos qualquer tentativa de distorções sobre a nossa conduta. Respeito. Igualdade. Inclusão”, escreveu o clube.