O Santos encerrou neste domingo, 13 de novembro, na Vila Belmiro, sua participação no Campeonato Brasileiro 2022. O alvinegro praiano fechou a competição na 12ª colocação na tabela, com 47 pontos conquistados. Mas a despedida da equipe na temporada não agradou nem um pouco os torcedores santistas.
Com a derrota em casa por 2 a 0 para o Fortaleza, os santistas presentes nas arquibancadas criticaram bastante o time e os principais alvos foram os jogadores e o presidente Andres Rueda. O Santos não disputará mais uma vez a Libertadores. Por outro lado, garantiu vaga na Sulamericana.
Com faixas, torcedores de uma organizada do Santos criticaram o planejamento para a atual temporada, pediram contratações para 2023, exigiram respeito e chamaram o presidente Andres Rueda de “omisso”, além de se posicionarem contra a possibilidade de o clube virar uma SAF. As faixas diziam: “Planejamento amador”; “Queremos jogadores”; Presidente omisso”; “Respeito é bom e eu gosto”; e “SAF não”.
O tradicional grito de “time sem vergonha” também foi entoado pelos torcedores santistas em direção aos jogadores da equipe. Praticamente ninguém foi poupado das críticas. Os protestos continuaram do lado de fora do estádio Vila Belmiro com mais gritos de ordem direcionados à diretoria do clube.
Santos encerra mais um ano sem títulos e jejum aumenta
Sem nenhum título conquistado na temporada 2022, o Santos terminou o Brasileirão na 12ª colocação com 47 pontos conquistados em 38 jogos. Ao todo, foram 12 vitórias, 11 empates e 15 derrotas, um aproveitamento de 41%. A equipe santista balançou 44 vezes as redes adversárias, enquanto foi vazado outras 41 vezes, com três gols de saldo.
Distante oito pontos do Fortaleza, que ficou com a última vaga da Libertadores, o Santos teve de se contentar com a vaga à Sulamericana, considerando que oscilou bastante durante a temporada e pouco empolgou seus torcedores. Exemplo disso é que nos últimos cinco jogos no Brasileirão, a equipe perdeu três, empatou um e venceu apenas um.