Torcida deixa o América-MG na mão e clube passa por sufoco

O América-MG vive temporada decepcionante em 2023, e vive novamente a possibilidade de ser rebaixado à segunda divisão. O clube ocupa a vice-lanterna, acumulando apenas 17 pontos, oito a menos que o primeiro de fora do Z4. Dentro dos gramados a situação não é boa, no entanto, nas arquibancadas não é diferente, acumulando as piores marcas de público do Campeonato Brasileiro.

O América se desdobra entre números negativos no setor financeiro, dentro dos gramados e nas arquibancadas. Mesmo sendo um momento crucial para buscar a virada de chave no Brasileirão, ainda com a possibilidade de se livrar do rebaixamento, o Coelho ainda é o time que menos conseguiu levar o seu torcedor ao estádio, considerando as 20 equipes da Série A.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não compartilhou totalmente os borderôs da 23ª rodada, assim, o levantamento leva em consideração apenas as 22 primeiras rodadas da competição. Com a média do ingresso no valor de R$ 32,68, o terceiro mais barato do Campeonato Brasileiro, o América apresenta a menor média de público do Campeonato Brasileiro.

Média do América-MG não lota o Mineirão

Levando em consideração suas oportunidades como mandante, 11 no total, o clube conta com 4.650 presentes em média, mas apenas 3.534 como pagantes. No total, o Coelho levou aproximadamente 51.150 torcedores ao Estádio Independência, algo extremamente decepcionante, especialmente para o futebol mineiro. Para se ter noção, a soma de torcedores não conseguiria lotar o Mineirão.

O Gigante da Pampulha tem capacidade para 61.890 pessoas. Em comparação aos rivais de Belo Horizonte, o Atlético-MG é o clube que sai na frente, com a nona melhor média de público (30,578). Enquanto isso, o Cruzeiro segue na 13ª posição, acumulando uma média de 28,940. O primeiro colocado da lista é o Flamengo, com uma média impressionante de 58,552 torcedores.