Cenas desagradáveis irromperam entre os torcedores do West Ham e do AZ Alkmaar antes do segundo jogo da semifinal da Europa Conference League, na quinta-feira. Os Hammers conseguiram vantagem no primeiro confronto, mas tornaram as coisas difíceis para si mesmos, virando o placar para vencer por 2 a 1 o time da Eredivisie no Estádio de Londres na última quinta-feira.
Preocupações já foram levantadas pela FA (Football Association) e pela Polícia Metropolitana sobre a segurança dos torcedores que irão à final no dia 7 de junho, caso o West Ham avance. No entanto, o encontro de hoje tem sido marcado por aquilo que está sendo descrito pelo canal de notícias holandês NH como uma “atmosfera sombria”, com tumultos entre figuras encapuzadas irrompendo hoje nas ruas de Alkmaar.
O Mail Sport entende que foi um incidente isolado e que os torcedores do West Ham teriam sido pegos no fogo cruzado entre torcedores de Alkmaar e do FC Groningen. Vídeos têm surgido nas redes sociais mostrando figuras encapuzadas, que o NH afirma incluir torcedores de ambos os clubes, correndo pelas ruas.
Um clipe mostra uma pessoa sendo atacada por vários dos vândalos, sendo que um deles usa um objeto que parece ser uma bicicleta para agredir o torcedor caído. Um segundo vídeo, postado no Twitter, mostra um grande grupo dos vândalos se reunindo no final de uma rua. Outro vídeo mostra um grande grupo de torcedores correndo pela rua segurando o que parecem ser cadeiras.
Isso ocorre depois que torcedores do AZ Alkmaar soltaram fogos de artifício na noite de quarta-feira em frente ao hotel da equipe do West Ham, na tentativa de perturbar o time inglês antes do confronto.
Imagens divulgadas online mostram que um torcedor foi atingido por um foguete perdido, enquanto pessoas vestidas com cores escuras fugiam. As duas equipes jogarão hoje no Estádio AFAS em Alkmaar, que tem capacidade para 19.478 torcedores, com 5.000 torcedores do West Ham previstos para estarem presentes esta noite.
Os Irons tiveram um começo ruim em Londres na semana passada e esperam por um início mais rápido na Holanda nesta semana, depois que Tijjani Reijnders marcou um gol para os visitantes no primeiro tempo.
Said Benrahma empatou o jogo no segundo tempo com um pênalti, antes de Michail Antonio marcar um gol apenas 15 minutos antes do fim. O West Ham chegou a apenas duas finais europeias em sua história, sendo a última há 47 anos.