A Premier League anunciou novas medidas para torcedores que descumprirem regras estabelecidas pela liga. As pessoas que tiverem comportamentos “anti sociais ou criminosos” durante os jogos ficarão um ano sem entrar no estádio.
Em publicação nas redes sociais, a conta da Premier League elencou algumas atitudes que configuram a punição: invadir o campo, uso de sinalizadores e aparelhos pirotécnicos, atirar objetos no gramado, uso de drogas e, por fim, comportamento discriminatório.
As equipes da primeira divisão concordaram em aplicar a punição de um ano para torcedores que tiverem esses atos. Em reunião em julho, ficou acordado não apenas entre os times da Premier League, mas também da Championship, a segunda divisão.
Episódios de invasões e agressões mobilizam medida
Na temporada passada, em maio deste ano, houve dois episódios de invasão massiva no Campeonato Inglês: quando o Manchester City foi campeão da Premier League e o Nottingham Forest avançou às finais dos playoffs do Championship.
Nas duas ocasiões, centenas de torcedores invadiram os gramados dos clubes para comemorar o título e a vaga. No jogo do Manchester City, o clube confirmou que o goleiro Robin Olsen, do Aston Villa – o time adversário -, foi agredido. Na partida do Nottingham Forest, um torcedor foi preso suspeita de agredir Billy Sharp, capitão do Sheffield – adversário na ocasião -, durante a invasão.