A modernização do clube e as melhorias prometidas pela SAF começaram a aparecer no Botafogo. O clube pretende construir um novo Centro de Treinamento.
O complexo terá 19 campos, espaço integrado entre equipe profissional e da base, uma parte exclusiva do Lyon (outro clube de John Textor), entre outras quadras. O projeto deixou muitos torcedores franceses irritados.
Irritação dos franceses
O Botafogo aguarda liberação da Prefeitura do Rio de Janeiro com relação ao terreno onde será construído o novo CT, mas o clube já se adiantou e fez o projeto. O complexo teria um custo de 30 a 35 milhões de euros (R$ 146 a 170 milhões) para ser construído.
De acordo com o planejamento financeiro, o Lyon — outro clube que pertence ao empresário John Textor — financiaria parte das obras do CT. O restante seria pago pelo próprio Textor, que terá como retorno um percentual de atletas da base do Botafogo no futuro.
A participação do Lyon na construção é referente a um espaço que será utilizado exclusivamente pelo clube. Ele será utilizado quando a equipe identificar algum jogador em potencial ou quando um atleta brasileiro precisar se recuperar de lesão e quiser ficar mais próximo da família.
Mesmo com as condições, alguns torcedores do Lyon se irritaram com a decisão. “Nos tornamos o clube satélite do Botafogo” disse um e “Somos muito burros, vamos pagar um centro de treinamento e não vamos trazer jogadores”, reclamou outro.
A construção de um novo CT faz parte de uma das prioridades de Textor na gestão do Botafogo. A intenção é que os times profissional e da base treinem no mesmo complexo, a fim de aumentar a qualidade das categorias de base e, consequentemente, formar mais talentos para o futebol.