Seja no esporte, na música ou em qualquer outra paixão, histórias de amor e devoção incondicionais marcam o nosso dia-a-dia. No último sábado, 10 de fevereiro de 2024, nos deparamos com uma história emocionante vindo do futebol colombiano.
Sebastián Pamplona, torcedor fanático do Independiente de Medellín, decidiu que assistir ao jogo contra o Santa Fé seria o seu último ato de vida. Portador de uma doença terminal, Sebastián escolheu se despedir da vida da maneira que mais lhe agradava: na arquibancada, torcendo para o seu amado time.
Um verdadeiro fã do seu time, Sebastián foi ao estádio Atanasio Girardot para assistir ao último jogo do Indepentiente. O resultado do jogo não alterou o estado de espírito do torcedor, que estava ali para se despedir. Acometido por uma doença terminal, sobre a qual não foram divulgados detalhes, o torcedor viveu seu último dia intensamente, fazendo o que mais amava: assistir ao seu time do coração.
O adeus de Sebastián e a eutanásia na Colômbia
Sebastián decidiu por realizar o procedimento de eutanásia, uma opção disponível na legislação colombiana desde 1995, mas que só foi regulamentada em 2015. Este procedimento é legalizado para pacientes com doenças terminais, onde a decisão fica a cargo do próprio paciente. Em 2021 a Colômbia aprovou a possibilidade de solicitação de eutanásia para pessoas que não estejam sofrendo com enfermidades terminais.
No ano passado, o país removeu também a penalização do suicídio assistido. Nesse caso, o paciente pode administrar uma droga letal sob supervisão médica, diferentemente da eutanásia, que necessita ser conduzida por um profissional da saúde. A Corte Constitucional Colombiana tem instado o Congresso a legislar sobre “o direito de morrer com dignidade”, para eliminar as barreiras que ainda existem no país.
O mundo do futebol se comoveu
Diante do belo exemplo de amor ao time e da coragem do torcedor, fãs e a própria mídia colombiana manifestaram seu respeito a Sebastián. “Como você é corajoso, Sebas. Faça uma boa viagem e não nos abandone”, comentou um torcedor nas redes sociais. “Um valente”, acrescentou outro. A data exata em que o torcedor será submetido ao procedimento ainda não foi revelada.
Indiscutivelmente, a história de Sebastián Pamplona reforça a ideia de que o futebol vai além de um simples esporte. Ele é uma paixão que une as pessoas, traz alegrias e mesmo na tristeza, como foi o caso de Sebastián, pode proporcionar momentos inesquecíveis. É o amor pelo futebol que nos faz lembrar que, acima de tudo, somos humanos.