A Arábia Saudita está disposta a fazer história no futebol mundial. Com a chegada de Cristiano Ronaldo ao Al-Nassr, já se percebe um movimento para atrair grandes estrelas internacionais e enriquecer o campeonato local. Cheia de ambição e com dinheiro de sobra, a liga saudita espera se tornar um destino atraente para jogadores renomados, como Leo Messi e Karim Benzema.
Os clubes sauditas não hesitam em abrir os cofres para convencer jogadores de alto nível a se juntarem à liga. Neste verão, é esperado que outras transferências importantes ocorram, marcando um ponto de inflexão no desenvolvimento do futebol saudita. Então quais estrelas podem ser atraídas para essa liga em ascensão? Vamos descobrir.
Quais jogadores podem se transferir para o futebol saudita?
O Al-Ittihad, por exemplo, está prestes a fechar a contratação do meio-campista francês, de 32 anos, que se juntará a Benzema e poderá assinar um contrato de duas temporadas, com possibilidade de extensão por mais uma, no valor de 100 milhões de euros por temporada.
Aos 35 anos, o ídolo do Barcelona, Leo Messi, também recebeu propostas de clubes sauditas, como Al-Shabab, Al-Nassr e Al-Hilal. Estima-se que o astro argentino poderá receber 20 milhões de euros líquidos por temporada. Além da Arábia Saudita, Messi também considera propostas da Major League Soccer (MLS) nos Estados Unidos.
Quais são os outros jogadores sondados?
Outros jogadores que aparecem na mira dos clubes sauditas são:
- O belga de 30 anos, que tem proposta de 20 milhões de euros do Al-Hilal e pode retornar ao Chelsea, mas o dinheiro saudita pode incentivá-lo a embarcar em uma nova aventura na Arábia.
- O jogador espanhol de 37 anos, que está sem clube após encerrar seu contrato com o PSG e recebeu uma oferta de 20 milhões de dólares livres de impostos do Al-Hilal.
- Após sua transferência para o Al-Ittihad, Benzema recebeu uma oferta de 200 milhões de euros por temporada e, aos 35 anos, desfrutará de uma aposentadoria dourada na Arábia.
- Com 35 anos, Messi chegou a receber uma oferta astronômica de 600 milhões de euros por temporada, mas optou por se transferir para Miami.
A Arábia Saudita conseguirá atrair mais estrelas do futebol?
Só o tempo dirá se a Arábia Saudita alcançará seu objetivo de tornar a liga local uma das mais competitivas e atraentes do mundo. Porém, com o poder financeiro e a ambição demonstrada até agora, é provável que vejamos mais nomes de peso se juntando ao futebol saudita no futuro próximo.
A crescente rivalidade entre os grandes clubes certamente elevará o nível do campeonato e garantirá uma maior exposição internacional. Acompanharemos de perto os desdobramentos dessa nova era do futebol saudita e as possíveis transferências nos próximos meses.