Os 20 clubes participantes da Série A do Campeonato Brasileiro têm treinadores confirmados para a temporada de 2023. O último a definir o treinador foi o Flamengo. Ao todo, 10 técnicos da elite nacional são estrangeiros.
Apesar do elevado número de gringos, alguns treinadores brasileiros consagrados no futebol nacional seguem em alta, como é o caso de Mano Menezes, Renato Gaúcho e Vagner Mancini.
Recentemente, o Flamengo anunciou acordo pela contratação do técnico Vitor Pereira, de 54 anos. O português estava no Corinthians e alegou problemas de saúde de familiares para deixar o clube paulista. Ao assinar com a equipe da Gávea, a torcida do Timão ficou revoltada nas redes sociais e não poupou palavras para criticar o ex-treinador.
Mesmo sem Vitor Pereira, Corinthians mantém um planejamento para 2023 com Fernando Lázaro. Muitas pessoas acreditam que ele vai ficar até o meio do ano e depois passará o cargo para Tite. Ao que tudo indica, essas informações não passam de rumores.
Com isso, o início da temporada de 2023 no Brasil vão ter dez brasileiros, sete portugueses, dois argentinos e um uruguaio na elite do futebol nacional. Mas esse número pode alterar em janeiro, vale lembrar que alguns deles estão na mira da CBF para assumir o posto de técnico da Seleção Brasileira deixado por Tite, como Mano Menezes, Renato Gaúcho, Fernando Diniz e Abel Ferreira.
Os treinadores para 2023
América-MG: Vagner Mancini (Brasil)
Athletico-PR: Paulo Turra (Brasil)
Atlético-MG: Eduardo Coudet (Argentina)
Bahia: Renato Paiva (Portugal)
Botafogo: Luís Castro (Portugal)
Bragantino: Pedro Caixinha (Portugal)
Corinthians: Fernando Lázaro (Brasil)
Coritiba: António Oliveira (Portugal)
Cruzeiro: Paulo Pezzolano (Uruguai)
Cuiabá: Ivo Vieira (Portugal)
Flamengo: Vítor Pereira (Portugal)
Fluminense: Fernando Diniz (Brasil)
Fortaleza: Juan Pablo Vojvoda (Argentina)
Goiás: Guto Ferreira (Brasil)
Grêmio: Renato Gaúcho (Brasil)
Internacional: Mano Menezes (Brasil)
Palmeiras: Abel Ferreira (Portugal)
Santos: Odair Hellmann (Brasil)
São Paulo: Rogério Ceni (Brasil)
Vasco: Maurício Barbieri (Brasil)