Na reta final do Campeonato Venezuelano, o país conheceu o mais novo campeão da temporada 2022 neste final de semana. Contrariando os tradicionais times que já conheceram a glória de vencer o torneio nacional, o Metropolitanos chegou em seu primeiro título da competição e garantiu vaga na próxima Libertadores.
No último domingo (30), dentro do Estádio Olímpico de la UCV, o time da cidade de Caracas bateu o Monagas na final do torneio, por 4×3 nos pênaltis. A decisão foi em jogo único que acabou no tempo normal em 1×1.
Após uma boa campanha na fase de classificação a equipe cresceu no quadrangular semifinal e se impôs até chegar na final. Sendo assim, com o título inédito, o Metropolitanos fundado em 2012 ainda garantiu sua participação inédita na fase de grupos da Libertadores.
O Metropolitanos, conhecido também como violetas, precisou de dois anos desde sua fundação para chegar na elite do futebol venezuelano pela primeira vez, em 2014. Alguns anos depois, em 2021, a equipe conheceu pela primeira vez um torneio continental, ao disputar a Copa Sul-Americana. O Metropolitanos chegou até a fase de grupos na ocasião, apesar de ficar sempre na lanterna.
Metropolitanos foi superior na decisão
Dentro de campo, o Metropolitanos enfrentou o campeão de 2017, mas não se intimidou pelo adversário. Durante a partida, a equipe contou com as melhores chances, mas esbarrou na trave e não teve grande precisão nas finalizações.
Os dois gols do duelo, ocorreram na prorrogação a caminho dos pênaltis. O gol da equipe campeã foi de Charlis Ortíz. Na disputa das penalidades, os violetas perderam uma cobrança, mas viram seus oponentes errarem em duas oportunidades. Ao mandar uma na trave e outra para fora. Sendo assim, garantiu o triunfo por 4×3.