Em um momento ruim no Brasileirão, o Coritiba busca repetir Palmeiras em 2014 para evitar queda à segunda divisão nacional.
O Coxa ocupa a 18ª posição na competição, com 22 pontos, dois abaixo do Cuiabá, que é o primeiro time fora do Z-4. O retrospecto, no entanto, não é nada favorável: apenas 9 de 40 equipes não caíram após figurarem na zona de rebaixamento na 23ª rodada.
Dentre eles, está o Alviverde Paulista, que nesta mesma rodada há oito anos atrás estava na última posição e conseguiu permanecer na Série A, terminando em 15º com 40 pontos, dois acima do Vitória, que foi rebaixado.
Naquela edição, o Coritiba também brigava contra a queda e também se salvou. O time paranaense tinha 23 pontos e terminou a edição com 47. Com nove de vantagem para o time baiano.
Apesar disso, o Coxa acumulou dois rebaixamentos, em 2017 e 2020, terminando em 18º lugar, somando 31 e 43 pontos respectivamente ao final da competição.
O que pesa contra o clube do Couto Pereira é que nos últimos três anos, todos os clubes que estavam na zona da degola faltando 15 rodadas para o final do Brasileirão caíram. São necessárias oito vitórias para atingir os 45 pontos, número considerado o ideal para não ser rebaixado.
Buscando se espelhar no Palmeiras de 2014, Coritiba tem confronto direto neste sábado
Neste sábado (27), o time paranaense recebe o Avaí, às 16h30 (horário de Brasília), em confronto direto na briga contra o rebaixamento. Os catarinenses estão apenas um ponto e uma posição acima do Coritiba. Quem vencer, somado a um tropeço do Cuiabá, pode sair da zona incomoda.