O Sevilla irá utilizar uma ferramenta de inteligência artificial visando conseguir novos lucros no mundo da bola. O time espanhol fechou um acordo com a empresa IBM para a utilização do programa “Scout Advisor”, que irá identificar e avaliar possíveis reforços para a equipe atráves de sua base de dados.
A ferramenta irá analisar estatísticas como altura, peso, velocidade, gols, etc. Os textos já feitos pelos analistas do clube também serão utilizados – por fim, a o Scout Advisor utilizará modelos de linguagem para gerar um relatório sobre o atleta em questão. Os olheiros do clube poderão “buscar” por um atleta com características específicas através de um prompt no programa.
“Estamos empolgados, porque este projeto pode mudar o jogo para o Sevilla e para toda a indústria de esportes. Nosso time de observadores e analistas está comprometido a achar os melhores jogadores para o nosso time e construíram uma base de dados impressionante com relatórios de jogadores. Agora, podemos utilizar essa informação no seu potencial total”, disse José María del Nido, presidente do Sevilla.
Apesar da inovação tecnológica fora dos gramados, dentro de campo, a equipe espanhola passa por um momento bastente delicado. No momento, o time treinado por Quique Flores ocupa a 17ª posição da La Liga, lutando contra o rebaixamento.
Na última rodada do Campeonato Espanhol, o time palangana foi derrotado por 5 a 1 para o Girona. Nesta quinta-feira (25), o Sevilla tem um confronto complicado: a equipe enfrenta o Atlético de Madrid fora de casa pela Copa del Rey, às 17h.