Time está sendo investigado por gritos contra os judeus

Parece que não ficarão impunes os torcedores da Lazio, da Itália, que entoaram cânticos antissemitas contra torcedores da Roma, no clássico do último domingo, 6 de novembro, conhecido como “Derby della Capitale”, válido pelo Campeonato Italiano. A justiça italiana anunciou nesta terça-feira, 8 de novembro, a abertura de uma investigação sobre o ocorrido.

Os cânticos foram entoados em diversas ocasiões, inclusive após o apito final, quando os jogadores da Lazio comemoravam a vitória por 1 a 0 sobre a equipe rival próximo das arquibancadas do Estádio Olímpico.

Os atos teriam sido praticados por membros da Curva Nord, uma das principais organizadas da Lazio, chamaram os rivais romanos de “judeus amarelos e vermelhos” e, repetiram várias vezes: “Vão para a sinagoga rezar, sempre te farei fugir,”.

Diversos vídeos publicados nas redes sociais comprovam as ações dos torcedores organizados da Lazio, que pulavam e cantavam bem alto as músicas antissemitas, principalmente no final do jogo. Um dos fatos que chamaram atenção foi a reação dos jogadores da Lazio, que não demonstraram nenhum sinal de incômodo ou abalo pelas ofensas dos torcedores.

Lazio e ‘Serie A’ também se manifestam condenando cânticos antissemitas

A ‘Serie A’, organizadora do Campeonato Italiano, emitiu um comunicado em que também anuncia “uma investigação adicional” já aberta pelo procurador da federação para estabelecer o número de torcedores que entoaram os cânticos, além de acrescentar elementos que possam ajudar as autoridades policiais envolvidas no caso.

“Estes cânticos grosseiros, ofensivos e discriminatórios no plano religioso foram lançados pelos torcedores da Lazio em várias ocasiões antes do início do jogo e, em um caso, também durante”, acrescentou a ‘Serie A’.

Quem também já se pronunciou foi a diretoria da própria Lazio, clube que conta com inúmeros torcedores que não escondem suas ligações com o fascismo:

“A Lazio sempre condena com firmeza toda expressão de antissemitismo e de racismo que se manifestam em quase todos os jogos nos estádios italianos. (Estas expressões) não fazem parte da nossa cultura e não representam nossos torcedores”

No início de setembro deste ano, a federação italiana já havia aberto uma investigação por cânticos antissemitas entoados por torcedores da Juventus e da Inter de Milão, algo (infelizmente) comum no futebol europeu, sobretudo italiano.