Time é excluído da Copa do Brasil 2025 após reviravolta da CBF
Uma análise feita pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) provocou uma mudança na lista dos 92 clubes da Copa do Brasil de 2025. Em dezembro do ano passado, a entidade retirou o São Francisco-PA da competição após um comunicado da Federação Paraense de Futebol. Com isso, houve uma mudança na terceira vaga destinada ao estado do Pará.
Acontece que, segundo a Federação, o Águia de Marabá teria de ficar com a terceira vaga por ter terminado o Estadual na quarta colocação. A equipe de Marabá se confiava no fato de que o quarto colocado da competição teria vaga na Copa do Brasil, enquanto o São Francisco queria a vaga por ter sido vice-campeão da Copa Grão-Pará. No entanto, a CBF deu causa ganha ao Águia.
“A diretoria jurídica e Diretoria de Competições reiteram, com base nos regulamentos editados pela CBF e nos elementos fáticos já analisados anteriormente, que a distribuição de vaga para a Copa do Brasil 2025 deve seguir a classificação final do Campeonato Estadual Paraense de 2024 e não pode ser atribuída ao vice-campeão da Copa Grão-Pará 2024. Dessa forma, entende-se que a distribuição da vaga na Copa do Brasil de 2025 deve ser direcionada ao Águia de Marabá (4º colocado no Campeonato Estadual Paraense).” afirmou a entidade em comunicado.
Copa do Brasil tem participantes definidos após mudança
Depois de resolvido o imbróglio envolvendo as equipes paraenses, a Copa do Brasil teve seus 92 participantes definidos. No Pará, além do Águia de Marabá, as outras equipes que já haviam garantido suas vagas foram os grandes Remo e Paysandu, além do Tuna Luso, terceiro colocado do Estadual no ano passado.
Inclusive, a competição já teve seus confrontos de primeira fase sorteados. Equipes brasileiras que não estão na Libertadores já conheceram seus adversários. Como por exemplo o Grêmio, que vai visitar o São Raimundo (RR) e o Vasco, que enfrentará o União Rondonópolis. Vale destacar que, diferente da última temporada, o clube visitante não jogará mais com a vantagem do empate. Em caso de igualdade no apito final, a vaga será decidida nos pênaltis.