Ainda no início da temporada, o Taubaté anunciou o retorno do atacante Bambam, como um dos grandes reforços para a Série A2 do Campeonato Paulista. O atleta vestia a camisa do Inter de Lages, de Santa Catarina, e chega para a segunda passagem ao lado da equipe alviazul. Ainda em 2022, o atacante balançou as redes em cinco oportunidades, em nove jogos como titular.
“Volto para o Taubaté para ajudar em como for, seja com gol, com assistência, com garra, com vontade. Aceitei voltar pelo projeto do presidente, pelo projeto do clube, que é subir para a primeira divisão”, ressaltou o jogador, por meio da assessoria de imprensa do time. Os torcedores demonstravam grande expectativa com a nova passagem.
Há aproximadamente 70 anos, acontecia uma partida envolvendo a equipe, que deu origem ao apelido levado até hoje: o de Burro da Central. Na época, a realidade era diferente, com memórias que ainda dividem opiniões. No dia 1º de maio de 1955, na primeira partida da fase final da Divisão Intermediária do Paulista (atual Série A2), a equipe taubateana superou o Comercial de Ribeirão Preto.
Equipe de Bambam recebe apelido curioso
Naquela oportunidade, o duelo contou com um placar em 6 a 3. No entanto, logo após a partida, o clube acabou perdendo os pontos conquistados, por ter escalado um jogador de maneira irregular. Aquela escolha deu origem à charge publicada por um jornal. em que o Alviazul foi chamado de “burro”, exatamente por ter deixado o atleta entrar em campo sem a regularização.
O mais decepcionante, é que o Taubaté fazia um trajetória marcante na segunda divisão paulista. A competição iniciou ainda em 1954 e foi finalizado apenas no ano seguinte, contando com as 19 equipes participantes divididas em três grupos, onde seu integrantes jogariam entre si em turno e returno.