Em capítulo histórico para o futebol do Amazonas, o Amazonas Futebol Clube, fundado em 2019, celebrou neste domingo (7) a conquista do título da Série C e o acesso à Série B – a segunda divisão do futebol brasileiro. O feito foi após vencer de virada o Brusque, por 2 a 1, no interior de Santa Catarina.
Essa conquista veio duas semanas após o clube garantir a vaga na Série B, ao derrotar o Botafogo-PB em casa, por 2 a 0, sob os olhares de 44.509 torcedores na Arena da Amazônia. Este triunfo consolidou o segundo maior público da história do estádio, sobrepujando até mesmo partidas da Copa do Mundo de 2014.
Antes da fundação do Amazonas Futebol Clube, a zona Leste de Manaus, região de maior populância na capital, não tinha identidade com nenhum time. Desde a fundação da equipe em 2019, a situação mudou. No mesmo ano, o clube disputou a Série B do Estadual e venceu o São Raimundo-AM na decisão, conquistando o campeonato.
Como foi a trajetória do Amazonas até a Série B?
Na Série A do Amazonense, o Amazonas só teve sua estreia em 2021, devido à pandemia da Covid-19. No mesmo ano, a Federação Amazonense de Futebol organizou dois campeonatos estaduais, um deles sendo o de 2020, onde a equipe era treinada por Ruy Scarpino.
A primeira participação em competições nacionais rendeu marco histórico ao Amazonas. Em 2022, o time fez ótima campanha e conquistou o acesso ao vencer a Portuguesa-RJ. No jogo de ida, as equipes se mantiveram no empate de 1 a 1 no Rio de Janeiro. Já o jogo decisivo em Manaus, foi vitória da Onça por 3 a 2.
Qual a estrutura do Amazonas Futebol Clube?
Apesar de ser um clube de apenas quatro anos de fundação, a diretoria tem ambições de crescimento, tendo como objetivo principal chegar nas divisões de cima do futebol brasileiro. No entanto, a construção de um centro de treinamento para a equipe ainda é incerta. Atualmente, o elenco treina no estádio Carlos Zamith, construído para servir como campo de treino para a Copa do Mundo de 2014.
Muitos jogadores conhecidos nacionalmente já passaram pelo clube, para dar destaque em todo o país. Dentre os atletas em atividade, Sassá, ex-Cruzeiro e Botafogo, se destaca como o mais badalado. O atacante terminou a competição como artilheiro, com 18 gols em 22 jogos. Outros nomes de relevância são Patric, lateral-direito com passagens por Athletic-MG e América-MG, e o zagueiro Jackson, que tem passagens por Inter, Palmeiras e Fortaleza.