Time brasileiro surpreende e anuncia treinador do Irã

Já estamos ficando acostumados com a presença de “gringos” no futebol brasileiro. Seja em campo ou fora dele, os clubes do Brasil têm procurado cada vez mais jogadores e treinadores de outros países. Mas geralmente eles são sul-americanos ou portugueses, devido à facilidade causada pela semelhança entre os idiomas.

Agora imagine o seu clube de coração anunciando um iraniano como treinador. Isso mesmo, do Irã, país com pouca (ou nenhuma) tradição no futebol, cujo idioma é completamente diferente do português. Pois bem, isso aconteceu com o Comercial, do Piauí.

Após a saída de José Carlos Amaral, demitido após um início ruim no Campeonato Piauiense, o Comercial terá um estrangeiro no cargo. Trata-se de Koosha Delshad, iraniano radicado no Brasil desde 2014 e que em 2022 obteve a licença A da CBF.

Como o técnico iraniano chegou a modesto time brasileiro?

O iraniano chega através de uma indicação da JK Sports, empresa que é parceira do Comercial-PI na gestão do clube durante o Campeonato Piauiense. Este será a primeira passagem de Koosha Delshad no futebol nordestino, após trabalhar como auxiliar técnico e treinador de equipes de base no futebol do Paraná, de Santa Catarina e São Paulo. No Comercial, terá o desafio de se adaptar ao futebol piauiense e recuperar o atual lanterna do estadual.

“É difícil a adaptação, mas antes de chegar analisei muitos jogos do Comercial-PI e dos adversários. Temos muitos problemas para trabalhar, mas infelizmente essa semana só tivemos um treino completo, e na quarta temos jogo contra um dos melhores times do campeonato”, disse o novo técnico comercialino, Koosha Delshad.

O técnico já está em Campo Maior e comandou a equipe em alguns treinos. A estreia à beira do gramado foi na última quarta-feira, 1º de fevereiro, na partida entre Comercial e River, no estádio Deusdeth de Melo, em Campo Maior.