Textor tentou comprar rival do Cruzeiro

O Botafogo encerrou a temporada de 2024 com grande destaque, conquistando o Campeonato Brasileiro, título que por um descuido não chegou no ano anterior, além de ter levantado sua primeira taça da Copa Libertadores da América. O avanço significativo também oferece holofotes ao empresário John Textor, dono da SAF do Fogão.

Antes de colocar o Botafogo nos trilhos da elite do futebol brasileiro, o empresário John Textor esteve a um passo de fechar com um dos rivais históricos do Cruzeiro em Minas: o América-MG. Quem revelou a história foi Durcesio Mello, ex-presidente da associação civil do clube carioca, durante entrevista ao ‘Canal de TF’, em 2022.

“Na verdade, o John Textor ia comprar o América. Eles (Matix Capital) convenceram de que dava para comprar o Botafogo. Ele disse: ‘Mas o Botafogo é muito grande, não vai dar’. Não que o América não seja grande, mas não com a história do Botafogo. E ai, eles convenceram o John de que dava para comprar o Botafogo em dezembro. A nossa negociação não foi nem 30 dias. A gente já tinha tudo pronto, números, tudo”, contou Durcesio.

Textor sai na frente e garante grande negociação no futebol brasileiro

Na ocasião, o Glorioso ainda mantinha conversas com outro grupo interessado, mas Textor conseguiu selar o acordo ao apresentar o investimento de imediato, acelerando o processo e garantindo o controle da SAF. O desfecho transformou o Botafogo em protagonista no cenário nacional, com um dos elencos mais valiosos do país.

Enquanto isso, o América-MG, também sob o formato de Sociedade Anônima do Futebol, segue com investimentos mais modestos. Lutando pela volta à Série A, o Coelho disputa atualmente a Série B, enquanto vê o Botafogo chegar em mais um ano com a oportunidade de conquistar títulos, repleto de expectativas.