A vitória do Botafogo por 4 a 1 sobre o Coritiba, no último domingo (30), pelo Brasileirão, deu ao Alvinegro, o “título” de campeão do primeiro turno do torneio. O time de Bruno Lage abriu 12 pontos de vantagem em relação ao Flamengo e não há mais como ser ultrapassado até o começo do returno.
Foi a primeira vitória do substituto de Luís Castro, que foi para o Al-Nassr. Ao total, o Fogão acumula 14 vitórias em 17 partidas, ou seja, em apenas três que não saiu vitoriosa (Santos, Athletico-PR e Goiás). A campanha é considera fantástica até o momento.
A vítima da vez foi o Coritiba. Jogando no Nilson Santos, o Botafogo aplicou um sonoro 4 a 1, com dois gols de Gustavo Sauer e Tiquinho Soares, o artilheiro do campeonato, também duas vezes. Bruno Gomes marcou para os paranaenses. Com o resultado, o Alvinegro chegou aos 43 pontos no Brasileirão.
Botafogo é a sensação do Brasileirão
A campanha impressionante também se reflete nos números. Além dos 12 de vantagem para o vice-líder, o Botafogo também ostenta a melhor defesa e o melhor ataque. Foram apenas 10 gols sofridos (cinco a menos que o Palmeiras e Cruzeiro, que tem a segunda melhor defesa) e 32 gols marcados (mesma quantidade do Palmeiras).
E, se serve de animação para os torcedores do Botafogo. Desde 2006, quando a competição possuí 20 equipes e é disputada em pontos corridos, em 12 vezes quem venceu o primeiro turno terminou como campeão.
Além disso, a equipe também pode superar o Corinthians de 2017 e se tornar o time com melhor campanha em um primeiro turno desde então. Naquela ocasião, o Timão fez 47 pontos. Já o time carioca tem 43 e ainda tem mais três rodadas pela frente.
O próximo desafio do Botafogo no Brasileirão é diante do Cruzeiro, no domingo (6), às 18h30, no Mineirão.