Desde 2008, o Manchester City passou a ser propriedade do sheik Mansour bin Zayed al-Nahyan. Com isso, o clube recebe investimentos milionários que a transformaram em um dos protagonistas do futebol mundial.
O sheik Mansour faz parte da família real dos Emirados Árabes Unidos e está entre as pessoas mais ricas do mundo.
Fortuna de dono do Manchester City
Irmão de Khalifa bin Zayed al Nahyan, atual presidente dos Emirados Árabes Unidos, e filho de Zayed bin Sultan al Nahyan, um dos fundadores do país, Mansour possui fortuna ligada ao governo. Ela é avaliada em 17 bilhões de dólares (cerca de R$ 83 bilhões).
A origem do dinheiro vem da exploração de petróleo a partir de 1970. Estima-se que toda a fortuna da família seja de 150 bilhões de dólares (R$ 730 milhões).
Além de fazer parte da família real, Mansour possui muita influência na política do país. Ele é o vice-presidente dos Emirados Árabes e presidente executivo do Mubadala Investment Company de Abu Dhabi, empresa que administra o fundo soberano do país.
Por fim, Mansour é dono de 81% do Grupo City, conglomerado que é proprietário de 12 clubes de futebol pelo mundo. Confira a lista de equipes que pertencem ao sheik:
— Manchester City (Inglaterra)
— Bahia (Brasil)
— New York City (Estados Unidos)
— Mumbai City (Índia)
— Melbourne City (Austrália)
— Girona (Espanha)
— Yokohama Marinos (Japão)
— Palermo (Itália)
— Montevideo City Torque (Uruguai)
— Sichuan Jiuniu (China)
— Lommel (Bélgica)
— Troyes (França)