Quem nunca cogitou a contratação do icônico técnico de vôlei Bernardinho para comandar a seleção brasileira de futebol? Essa era uma brincadeira muito comum em momentos de crise na canarinho.
Porém, o técnico bicampeão olímpico com a seleção masculina (2004 e 2008) declarou que poderia ajudar treinadores de futebol caso fosse convidado.
O que disse Bernardinho?
Durante o podcast do ex-jogador Diego Ribas, Bernardinho relembrou a brincadeira com carinho. “Quando tem uma crise, chama o Bernardinho (risos). Tem que ter um conhecimento técnico profundo daquilo ali para ser um bom treinador. Mas eu sou apenas um de duzentos milhões de brasileiros que acham que entende de futebol”, contou.
Mesmo descartando completamente a possibilidade de ser treinador de futebol, o bicampeão olímpico comentou que poderia auxiliar na montagem de uma equipe. Ele utilizou o esquema que os times da NFL, Liga de Futebol Americano dos Estados Unidos, utilizam para montar comissões técnicas.
“Como é que é o futebol americano? É um head coach com todos os treinadores aqui. Então, você montar uma estrutura dessa… Quem é o cara melhor de treinamento? Sinceramente, você conhece treinadores que são melhores em treinos, outros que são melhores em estratégia, tem o treinador de goleiros e tal”, afirmou
Por fim, Bernardinho disse que o Brasil poderia fomentar mais essa cultura e que, nesse estilo de montagem de equipe, ele poderia contribuir muito. “Por que não criar uma cultura mais assim? Acho que contribuir nesse aspecto? Poderia contribuir. Mas sem a pretensão de ser técnico, não tenho esse conhecimento”, concluiu.