O técnico Louis van Gaal, da Holanda, seleção que estará na Copa do Mundo de 2022, que ocorre entre novembro e dezembro, no Catar, decidiu fazer uma estratégia diferente para treinar penalidades.
Com a possibilidade de ter que passar pela disputa de pênaltis na competição, o treinador convocou nada mais, nada menos que seis goleiros, com o objetivo de testá-los para a situação.
“Temos de treinar esta situação agora, porque haverá pouco tempo de preparação antes do Mundial. É um detalhe muito importante, muitas vezes os pênaltis são absolutamente decisivos nas grandes competições e temos de prestar atenção a mais nisso“, comentou Van Gaal.
Além do alto número de arqueiros, Louis van Gaal também chamou Peter Murphy, ex-treinador de vôlei, para auxiliar nos treinamentos.
Por fim, o técnico da Laranja Mecânica disse que vai selecionar quatro dos seis goleiros convocados. Foram chamados Cillessen (NEC), Flekken (Freiburg), Noppert (Heerenveen), Pasveer (Ajax), Scherpen (Vitesse) e Bijlow (Feyenoord).
Van Gaal já mostrou sua preocupação com penalidades em outra Copa do Mundo
Em 2014, no Brasil, quando também estava à frente da Holanda, o treinador decidiu colocar em Tim Krul em campo na vaga de Cillessen, já na prorrogação, no duelo contra a Costa Rica, pelas quartas de final, com a intenção de que Krul seria melhor pegando pênaltis.
No final de tudo a estratégia deu certo, com o arqueiro defendendo duas cobranças e a Holanda se classificou as semifinais após vencer por 4 a 3.
Por fim, a Copa do Mundo de 2022, começa no dia 20 de novembro, com o duelo entre Catar e Equador, válido pelo grupo A.