Behrouz Ataei, treinador da equipe masculina de vôlei do Irã, pediu demissão durante o decorrer do Pré-Olímpico de vôlei masculino, torneio em andamento no Rio de Janeiro até o dia 8 de outubro, que determina as equipes qualificadas para as Olimpíadas de Paris em 2024.
A decisão de Ataei veio após a equipe iraniana enfrentar três derrotas consecutivas. O comando da equipe agora está sob a responsabilidade do auxiliar técnico Alireza Toloukian. A equipe iraniana enfrenta um momento delicado no Pré-Olímpico, tendo sofrido derrotas para República Tcheca, Ucrânia e Alemanha e registrando sua única vitória contra o Catar.
O Irã está classificado na 7ª posição em seu grupo, onde somente as duas principais equipes garantem vaga nas Olimpíadas de Paris 2024. O próximo desafio da seleção persa será contra a Itália na tarde de sexta-feira, seguido por um confronto com o Brasil no sábado.
Seleção Brasileira anuncia novo treinador
José Agtônio Guedes foi nomeado como o novo treinador da Seleção Brasileira masculina de vôlei sentado pela Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD). Ele já havia treinado a equipe feminina de 2013 a 2022 e também atuou como Secretário Nacional do Paradesporto de 2021 a 2022. Guedes assume o cargo que era ocupado pelo treinador Fernando Guimarães, que liderava simultaneamente a equipe masculina e feminina.
Guedes expressou sua gratidão pelo convite, considerando-o um reconhecimento pelo sucesso anterior da equipe no vôlei sentado brasileiro, que incluiu duas medalhas conquistadas em competições em que o Brasil não era favorito. Ele destacou que o desafio com a equipe masculina será diferente devido à necessidade de lidar com a dinâmica física do jogo, onde a força física desempenha um papel fundamental.
A equipe masculina brasileira de vôlei sentado garantiu sua vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 em maio, após vencer o Zonal Championship no Canadá. A equipe feminina já havia assegurado sua participação ao conquistar o título mundial em Sarajevo, na Bósnia, no ano anterior. Guedes enfatizou a responsabilidade de liderar uma equipe já considerada favorita ao pódio paralímpico, que está classificada entre os melhores times do ranking, juntamente com Bósnia e Irã.