Fim da linha! Os Estados Unidos anunciaram a demissão do técnico Vlatko Andonovski da seleção feminina nesta quinta-feira (17).
A decisão foi tomada em comum acordo entre as partes e o principal motivo foi a queda precoce na Copa do Mundo da Austrália e Nova Zelândia.
Estados Unidos demite técnico
Nascido na Macedônia do Norte, Andonovski estava há quatro anos no comando da seleção. Ele chegou para substituir Jill Ellis em 2019, após a conquista do tetracampeonato mundial.
Sob o comando do treinador, os Estados Unidos tiveram sua pior campanha na história da Copa do Mundo. A seleção foi eliminada nos pênaltis pela Suécia nas oitavas de final — nunca antes a equipe havia ficado abaixo do terceiro lugar no torneio.
Andonovski comandou os Estados Unidos em 65 partidas, com 51 vitórias, nove empates e apenas cinco derrotas (85,4% de aproveitamento). O treinador ganhou quatro SheBelieves Cup, um torneio da Concacaf e foi medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, realizados em 2021.
A Federação de futebol dos Estados Unidos emitiu um comunicado informando sobre a decisão:
Todos nós da Federação de Futebol dos Estados Unidos agradecemos a Vlatko por sua dedicação à nossa seleção nacional feminina nos últimos quatro anos. Vlatko trabalhou incansavelmente por esta equipe e foi um líder forte e positivo para nosso programa feminino. Somos gratos por tudo o que ele contribuiu para a Federação e sabemos que ele tem um futuro brilhante no esporte.
A assistente técnica da Federação, Twila Kilgore, assume o cargo de forma interina enquanto o novo nome para comandar a seleção não é definido.