Sylvinho, ex-jogador e técnico do Corinthians já tem um novo emprego. A federação de futebol da Albânia (FSHF) anunciou nesta segunda-feira, 2 de janeiro, que chegou a um acordo com Sylvinho para que ele seja o novo técnico da seleção principal do país.
De acordo com a federação albanesa, Sylvinho e os futuros membros da comissão técnica vão assinar contrato no dia 9 de janeiro, ou seja, na segunda-feira da semana que vem, e depois serão apresentados oficialmente no estádio Arena Kombëtare, que fica na capital Tirana.
Sylvinho terá ao lado em sua comissão técnica Doriva, que já comandou clubes como Vasco, Ponte Preta, Bahia, Criciúma, São Bento, entre outros. Seu último clube foi a equipe de Sorocaba, em 2019. Além dele, o ex-lateral da Argentina e Manchester City, Pablo Zabaleta também foi confirmado como auxiliar do ex-corintiano.
Aos 48 anos, Sylvinho assume o posto depois da saída do técnico italiano Edoardo Reja, que dirigiu a seleção albanesa entre 2019 e 2022. Sylvinho foi auxiliar técnico em vários clubes, como Cruzeiro, Sport e Corinthians. E também dirigiu o time paulista e o Lyon, da França.
“O aspecto financeiro vai ser baseado nos resultados e no alcance de objetivos. O ponto central do acordo é o objetivo de classificação paras as finais da Eurocopa 2024. Caso isso seja alcançado, o técnico e a comissão vão se beneficiar de bônus significativos”, explicou, em nota, a Federação de Futebol da Albânia.
O contrato do técnico brasileiro com a Albânia é válido por 18 meses, até o encerramento da Eurocopa de 2024. O objetivo da seleção é se classificar para a fase final do torneio.
Sylvinho terá na seleção da Albânia um dos maiores desafios da carreira
A fase qualificatória do torneio europeu de seleções será disputada nas Datas Fifa de março e novembro deste ano. Os classificados disputarão a competição entre 14 de junho e 14 de julho de 2024, na Alemanha. A Albânia está no Grupo E, ao lado de Polônia, República Tcheca, Ilhas Faroe e Moldávia.
Ex-lateral da seleção brasileira, Corinthians, Arsenal, Barcelona e Manchester City, Sylvinho, 48, começou como auxiliar técnico do Cruzeiro e rodou por Sport, Náutico, Corinthians e Inter, até ganhar a chance de comandar o time principal do Lyon. Depois do clube francês, foi para o Corinthians, em 2022, mas não suportou a pressão da torcida. Foram 43 jogos com a camisa alvinegra, com 16 vitórias, 14 empates e 13 derrotas.