A torcida do Botafogo recebeu uma péssima notícia. Em uma decisão unânime tomada nesta quinta-feira, o Tribunal Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) rejeitou o apelo do Botafogo para revisar a negativa dada pelo presidente do tribunal, José Perdiz, para a abertura de um inquérito destinado a investigar potenciais irregularidades no Campeonato Brasileiro-2023. O Globo, através de sua coluna “Panorama Esportivo”, divulgou esta informação.
Investigação de supostas manipulações de resultados
O clube carioca solicitou o inicio de um inquérito para examinar possíveis manipulações de resultados, referenciadas no relatório produzido pela empresa “Good Game!”, a pedido da SAF alvinegra. No documento, é mencionada evidência de erros de arbitragem que favoreceram o Palmeiras, clube campeão, e evidências de manipulação na partida entre Palmeiras e São Paulo, que acabou em uma vitória esmagadora do time paulista por 5×0.
O parecer do relator do caso
Mauro Marcelo, relator do caso analisado nesta quinta-feira, argumentou que relatórios de auditorias externas, especialmente aqueles feitos por empresas estrangeiras cujas “metodologias são desconhecidas”, não podem ser admitidos. Além disso, acrescentou que John Textor, ao invés de lidar com os desafios internos de sua equipe, tentou “manipular o sistema”.
Em última análise, a recusa do STJD em reconsiderar a abertura de um inquérito para apurar as alegações de irregularidades denunciadas pelo Botafogo consolida a posição da entidade e mantém o status quo do resultado final do Campeonato Brasileiro-2023.