Somente 4 times brasileiros ganharam presente inédito da FIFA
Entre junho e julho do próximo ano, será disputada a primeira edição do Super Mundial de Clubes, competição criada pela FIFA que contará com a presença de 32 clubes do mundo todo. A competição conta com a presença de quatro brasileiros: Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo, campeões das últimas quatro edições da Copa Libertadores, respectivamente.
E, por conta do regulamento de classificação para a competição, o Brasil acabou sendo “presenteado” pela FIFA, sendo o país com o maior número de representantes ao todo. A Conmebol tinha seis vagas destinadas ao torneio e as outras duas foram preenchidas pelos argentinos Boca Juniors e River Plate, clubes com melhor colocação no ranking da confederação Sul-Americana.
No início deste mês, foi divulgado o calendário de partidas da competição organizada pela FIFA. O Super Mundial de Clubes vai ter início no dia 14 de julho e terminará no dia 13 do próximo mês. Por conta da competição, o Campeonato Brasileiro será paralisado no período, para que Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo possam viajar para os Estados Unidos sem prejudicar o andamento da competição nacional.
Brasileiros conhecem seus adversários no Mundial da FIFA
No dia 5 de dezembro deste ano, a FIFA realizou o sorteio da fase de grupos da competição, e os representantes brasileiros já sabem quais serão seus adversários na primeira fase. O Palmeiras está no Grupo A ao lado de Porto, Al-Ahly (Egito) e Inter Miami, time de Lionel Messi e Luis Suárez. O Botafogo tem no Grupo B os adversários mais difíceis, já que vai encarar PSG, Atlético de Madrid e Seattle Sounders.
O Flamengo está no Grupo D ao lado de Chelsea, Esperánce de Tunise (Tunísia) e Club León (México). Por fim, o Fluminense foi sorteado no Grupo F ao lado de Borussia Dortmund, Ulsan HD (Coreia) e Mamelodi Sundowns FC (África do Sul). Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam de fase e se enfrentam no mata-mata até a definição do grande campeão do Super Mundial da FIFA.