Bert Trautmanmn participou da Segunda Guerra como soldado do governo de Adolf Hitler e depois virou jogador do Manchester City, da Inglaterra. No conjunto inglês, o alemão nascido em 1923, na cidade de Bremen, tornou-se ídolo da equipe. Bert foi persuadido pelo discurso ideológico nazista e se juntou à Juventude Hitlerista antes da carreira no futebol.
Um período antes de se tornar jogador do City, Bert se alistou na Luftwaffe, a divisão aérea das Forças Armadas alemãs da época. E logo seria enviado para lutar na Frente Oriental.
Com isso, o então soldado nazista ganhou cinco medalhas de honra por missões executadas no Leste europeu, o que inclui ser um sobrevivente do massacre que os rivais do Exército Vermelho soviético impuseram.
Já com o fim da Segunda Guerra se aproximando, Trautmann ganhou uma promoção a sargento e foi transferido para a Frente Ocidental. Mas na nova função, o alemão foi capturado por forças britânicas em um confronto em que apenas 90 de mais de mil soldados das forças alemães sobreviveram.
Após um tempo no campo de prisioneiros na Bélgica, Bert foi transferido para a Inglaterra. Já em terras inglesas, o então detento combinava o trabalho agrícola com a atividade esportiva, em Malburry Hall.
Início no futebol e carreira no Manchester City
O alemão tinha a seu favor um preparo privilegiado, e se destacou como goleiro em jogos de futebol no campo de detentos. Desta forma foi convidado para defender o time amador do St. Helens Town, nas proximidades da cidade de Wigan.
Trautmannf foi libertado do campo de prisioneiros em 1948, após recusar ser repatriado pelo governo alemão. A partir daí, começou sua carreira no futebol, aos 25 anos.
Logo chamou a atenção de alguns grandes clubes ingleses e assinou com o Manchester City. Mas sua chegada no clube foi marcada por uma onda de protestos, que levou mais de 20 mil pessoas às ruas.
Mas não demorou muito para o antigo soldado nazista ganhar o respeito dos torcedores do City no gol do clube. E se tornou o 4º jogador que mais defendeu a equipe na história, e o primeiro entre estrangeiros com mais jogos, 545.
Por fim, em 1997 Bert Trautmann recebeu a medalha de Ordem ao Mérito da República Federativa da Alemanha, além de ser condecorado com o título honorário de Cavaleiro do Império Britânico, em 2004.