O árbitro de vídeo (VAR) foi um dos grandes avanços da tecnologia no futebol, mas vem enfrentando grande desafio por contas dos muitos erros no Brasil. No entanto, não é só em solo brasileiro que ele vem sendo questionado. Só nesta temporada, na Premier League, o VAR já cometeu pelo menos nove erros graves e olha que só está começando a temporada europeira.
Ao todo foram nove jogos que houveram falhas do árbitro de vídeo. Confira quais foram os confrontos e como foram os erros:
Tottenham x Liverpool – sétima rodada
O lance mais recente que foi alvo de discussão, foi um gol mal anulado de Luís Dias, do Lierpool. O lance gerou mutia revolta já que a equipe de Klopp saiu derrotada do confronto e quando aconteceu o lance ainda estava empatado o duelo em 0 a 0
Nottingham Forest x Brentford – sétima rodada
O goleiro Matt Turner, do Nottingham Forest, foi o protagonista da polêmica, ao tentar tirar a bola de dentro da área, mas acabou derrubando Yoane Wissa dentro da área. O lance foi revisado, mas o pênalti não foi marcado.
Aston Villa x Crystal Palace – quinta rodada
O erro nem foi totalmente do VAr, que sugeriu que o juiz assinalasse um pênalti a favor da equipe que estava jogando em casa. O árbitro Darren England até foi até o monitor para olhar novamente o lance, mas acabou decidindo que não era pênalti.
Nottingham Forest x Burnley – Quinta rodada
Durante o empate por 1 a 1 entre Nottingham Forest e Burnley, a bola bateu na mão de Sander Berge, jogador do Burnley, dentro da área. O juiz revisou o lance por um bom tempo, mas mesmo assim não marcou pênalti.
Arsenal x Manchester United – Quarta rodada
No jogo em que o Arsenal venceu o Manchester United por 3 a 1, houve uma situação em que um jogador do Arsenal foi derrubado dentro da área por Aaron Wan-Bissaka. O árbitro inicialmente marcou pênalti, mas depois o VAR mudou a decisão e cancelou a penalidade.
Manchester City x Fulham – Quarta rodada
No confronto em que o Manchester City ganhou por 5 a 1 contra o Fulham, um dos gols foi marcado por Nathan Aké, do Manchester City, mas ele estava em posição de impedimento. Surpreendentemente, o VAR não viu essa infração, o que deixou os torcedores bastante chateados.
Liverpool x Bournemouth – Segunda rodada (Dois erros)
O jogo entre Liverpool e Bournemouth teve dois erros de arbitragem. Primeiro, houve um pênalti marcado a favor do Liverpool após uma falta em Dominik Szoboszlai. Mohamed Salah perdeu o pênalti, mas, segundo o The Sun, o pênalti nem deveria ter sido marcado.
O segundo erro foi um cartão vermelho dado a Mac Allister, jogador do Liverpool, que recebeu uma suspensão de três jogos. No entanto, mais tarde, esse cartão vermelho foi retirado devido ao erro da arbitragem.
Manchester United x Wolves – Primeira rodada
Logo na primeira rodada da Premier League, houve um erro de arbitragem na partida entre Manchester United e Wolverhampton. Andre Onana derrubou Sasa Kalajdzic dentro da área, mas tanto o árbitro quanto o VAR decidiram não marcar o pênalti.