O Palmeiras está a ponto de concluir a contratação do lateral-esquerdo Caio Paulista, jogador que esteve emprestado ao São Paulo em 2023. Diante dessa situação, alguns fãs palmeirenses começaram a questionar a finalidade do negócio e se os laterais Piquerez e Vanderlan estão em risco de deixar o clube.
No entanto, a tendência é que ambos permaneçam no clube alviverde, principalmente o lateral uruguaio, que foi um dos destaques do time de Abel Ferreira durante a última temporada. Adicionalmente, Abel pretende formar uma eventual dupla de laterais, da mesma forma como fez em algumas ocasiões pelo lado direito, escalando Marcos Rocha e Mayke simultaneamente.
Com Piquerez e Caio Paulista, essa variação pode ser reproduzida agora pelo lado esquerdo do campo. Entre os três jogadores, Vanderlan possui a menor avaliação perante a comissão de Abel Ferreira, portanto, a diretoria do clube alviverde estaria disposta a liberá-lo em um empréstimo para outro clube.
Após uma temporada onde registrou oito gols, sete assistências e participou de 58 partidas, contribuindo para a conquista de três títulos com a camisa do Palmeiras, Piquerez está ainda mais valorizado no mercado da bola, sendo sondado inclusive por clubes da Europa.
No entanto, a diretoria do Palmeiras não pretende negociar os titulares da equipe, incluindo o uruguaio. Essa política foi adotada em 2023, resultando na manutenção da “espinha dorsal” do time. A única exceção foi a venda do volante Danilo no início do ano, transferindo-se para o Nottingham Forest, da Inglaterra.
Consciente da crescente visibilidade do lateral-esquerdo uruguaio, o Palmeiras optou por renovar o contrato do jogador e implementou uma estratégia para resguardar-se do interesse europeu.