Após o mau começo nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, o técnico Eduardo Berizzo, do Chile, pediu demissão. O anúncio aconteceu depois do empate sem gols diante do Paraguai, atuando em casa, na última quinta-feira (16).
“Manifestei à Federação o meu desejo de deixar a equipe. Os resultados não têm sido os esperados e vale reconhecer quando as coisas não funcionam”, disse o profissional.
Em cinco partidas no torneio, a La Roja conquistou apenas uma vitória. Atualmente, ocupa o oitavo lugar e não estaria se classificando a Copa do Mundo de 2026, que acontece nos Estados Unidos, Canadá e México.
A equipe estreou com um revés frente ao Uruguai por 3 a 1, fora de casa. Na segunda rodada, atuando em casa, não saiu de um 0 a 0 com a Colômbia, em setembro. Já no mês seguinte, venceu o Peru, em Santiago, por 2 a 0, e levou um 3 a 0 da Venezuela, fora de casa. Por fim, o empate com o Paraguai foi a gota d’agua para o treinador, que decidiu colocar o cargo à disposição.
Na próxima terça-feira (21), às 20h30 (horário de Brasília), o Chile terá mais um desafio pelas Eliminatórias. A equipe encara o Equador, no Estádio Casa Blanca. Ainda não foi definido quem ficará na casamata.
O histórico de Berizzo com o Chile
O profissional acumulou bons resultados, especialmente na seleção sub-23, onde ficou com a medalha de prata dos Jogos Pan-Americanos, perdendo para o Brasil, nos pênaltis. Dessa forma, a Federação decidiu apostar para comandar a equipe principal.